Marta’s Place combina estilos vintage e contemporâneo

0
1370

IMG_2631O espaço da Marta (tradução de Marta’s Place) abriu no passado dia 18 de Novembro e tenta marcar a diferença pela simplicidade. Este estabelecimento combina um estilo vintage no café-snack bar e casa de chá com um estilo contemporâneo no restaurante. “Quem me conhece revê-me neste espaço”, conta Marta Calhau, proprietária deste café-restaurante. Vinda de uma família em que os três irmãos são chefs (um em Inglaterra, outro no Algarve e Marta nas Caldas), a empresária pretende dar a conhecer tudo o que aprendeu em mais de 25 anos de trabalho na área. Por outro lado, este negócio é uma forma de poder estar mais próxima da família, acredita Marta Calhau.
A ideia de abrir este espaço tem a ver com o facto de ter dois filhos (com 11 e 14 anos) e de querer passar mais tempo com eles e com o marido. Apesar de se sentir muito sortuda por ter a profissão que gosta, “quando se chega a uma certa categoria de chef de cozinha tem de se optar entre o trabalho ou a família”, contou. Algo que não lhe passou pelos planos, até porque, para se sentir bem, precisa de conseguir conciliar os dois. “Nem sempre o dinheiro é o mais importante”, prosseguiu.
O espaço que deu origem ao Marta’s Place era o antigo Menu dos anos 80 e teve que ser remodelado. “Não estava em bom estado, mas eu gosto de desafios”, exclamou. Foi necessário construir uma cozinha e apesar de a estrutura se manter, os interiores foram todos reconstruídos numa empreitada que durou um mês e meio.
Marta Calhau decidiu-se por um conceito de café sempre aberto e casa de petiscos aos fins-de-semana. É que, para ter o restaurante aberto todos os dias, teria de contratar mais duas pessoas e os três primeiros dias da semana não chegariam sequer para lhes pagar.
Para já, e para além de Marta, foi criado um posto de trabalho a tempo inteiro e outro a tempo parcial (o marido, que ajuda no restaurante).
A proprietária procura sempre usar produtos caldenses e, nesse sentido, utiliza um programa de registo informático criado pela empresa Infomais e os hortícolas e frutícolas confeccionados são, maioritariamente, da Praça da Fruta. Algumas peças de louça Bordallo Pinheiro são usadas para as sobremesas e outras decoram o ambiente do restaurante.
A decoração ficou a cargo da própria e contou com a ajuda de Bruno Prates (que fez o logótipo do restaurante), Marta Coelho (que ajudou com quadros e com as pinturas) e João Firmino (que criou um poema para esta casa).
A empresária – que não quis revelar o investimento inerente à abertura deste espaço – está ciente de que pode levar algum tempo a “fazer a casa”, mas salienta que não é preciso estar numa avenida para ter sucesso.
Marta’s Place fica na Rua Fonte do Pinheiro, 6A e funciona de segunda a sábado das 8h00 às 20h00. O espaço Tapas e Larachas abre de quinta a sábado entre as 19h00 e a 1h00 e por marcação de grupos.

Isaque Vicente
ivicente@gazetadascaldas.pt