Projecto Refood chega às Caldas da Rainha e precisa de voluntários

0
1336

DSC_0325O Refood, projecto que consiste na distribuição de comida recolhida em restaurantes por famílias carenciadas, está a dar os primeiros passos nas Caldas da Rainha. Criado em Lisboa, em 2011, pelo americano Hunter Halder, que vive em Portugal há mais de 20 anos, já se estendeu a vários pontos do país e, na região, já funciona em Alcobaça.
O facto de haver crianças que chegam à escola sem o pequeno almoço e famílias a passar fome, levou um grupo de caldenses a organizar-se para recolher na cidade a comida que não é utilizada em cafés, pastelarias e restaurantes para distribuir por famílias carenciadas. Já foram feitas duas reuniões no Cencal, às sextas-feiras à noite, e estão envolvidas actualmente 12 pessoas. No entanto, e de acordo com Rui Vieira, para a Refood funcionar normalmente precisam do dobro dos voluntários, que para integrar o grupo apenas precisam de garantir um critério: estar motivado.
“O nosso objectivo é que cada voluntário não gaste mais do que duas horas por semana neste projecto, mas para isso precisamos de muita gente”, explica Rui Vieira à Gazeta das Caldas.
Este voluntário realça que a prioridade de actuação são famílias com crianças pois sabem que “alunos mal alimentados têm um défice muito grande de concentração e rendimento escolar”. Para chegar a estes casos contam com a ajuda e parceria de várias entidades locais, como a paróquia, juntas de freguesia, e outras instituições de carácter social que já estão no terreno.
“Não estamos aqui com o intuito de ter protagonismo ou tirar o lugar a outras instituições que estão a fazer um trabalho excelente, estamos a dirigirmo-nos onde eles não conseguem ir”, explicou.
Num primeiro momento o grupo precisa de arranjar uma sede com uma sala onde possa ter espaço para guardar a comida recolhida e dividi-la em doses. Espera poder contar com o apoio da autarquia para lhes ceder o espaço, até porque não têm qualquer forma de obtenção de lucro.
“O projecto funciona só com voluntários, ninguém ganha nada e, de preferência, nem queremos mexer em dinheiro”, disse Rui Vieira, que espera contar com o envolvimento de várias entidades e empresas neste objectivo de ajudar os mais carenciados.
No próximo dia 8 de Dezembro o grupo caldense estará presente no 1º Encontro Nacional Refood, que terá lugar no ISCTE, em Lisboa. Dentro de um a dois meses esperam também ter reunidas as condições para realizar a primeira grande reunião Refood nas Caldas, para se apresentarem à comunidade e projectarem o início de estarem na rua a fazer a distribuição.
Quem quiser participar no projecto poderá obter informações através do Facebook do Refood das Caldas da Rainha, através do e-mail refoodcaldasdarainha@gmail.com ou aparecer às sextas-feiras, pelas 20h30 no Cencal.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt