Vidais promove concurso de presépios

0
397

presepio3VIDAISNove presépios, espalhados por vários lugares da freguesia dos Vidais, participam num concurso promovido pela Junta de Freguesia local.
“Presépios da minha Aldeia” é o nome da iniciativa que tem como objectivos promover as visitas turísticas ao concelho e dar oportunidade às várias entidades de mostrarem o seu trabalho. Cada um tem, pelo menos, quatro metros quadrados, mas há figuras com grandes dimensões ainda maiores.
“Queremos pôr a freguesia a mexer e nesta época natalícia fazia todo o sentido lançar o desafio das associações em colaborar numa iniciativa destas”, explicou Virgílio Filipe, presidente da Junta dos Vidais.
O autarca ficou muito contente pela forma como os voluntários das várias associações se empenharam para ter o melhor presépio. “Às vezes perde-se um bocado o convívio que existia nas aldeias, mas quando há um objectivo comum as pessoas entusiasmam-se”, disse.
Foi criado um roteiro de presépios que passa pela maior parte dos lugares da freguesia: Casal do Rei, Arco da Memória, Cortem, Ribeira de Crastos, Mosteiros, Carrasqueira e Vidais.
Em cada um dos lugares a respectiva associação fez o seu presépio e nos Vidais há três junto à igreja paroquial. Para além disso, há ainda um grande presépio junto à sede da Junta, que não participa neste concurso.
Estão a ser distribuídos folhetos com o roteiro, o qual vai ainda estar disponível na aplicação para “smartphones” da Câmara (Cityguide).
Os presépios foram instalados a 8 de Dezembro e vão estar em exposição até 6 de Janeiro, altura em que serão conhecidos os três melhores. No dia 11 deslocaram-se à freguesia os elementos do júri (o escultor Carlos Reis, José Antunes, director do Centro de Artes, e Carlos Coutinho, coordenador dos Museus Malhoa e de Cerâmica) para fazer a sua avaliação. Também o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, se juntou ao périplo por todos os lugares de Vidais.

Pedro Antunes
[email protected]