O Zé das Papas

0
566
Que tal 6 doses diárias de cereais?

Nesta época de frio inusitado, véspera de surto gripal e tempo de pouco dinheiro, que tornam necessários cuidados especiais com a alimentação, há que dar a devida importância à proposta, recente, dos nutricionistas, de  seis doses de cereais por día.
Uma dieta saudável significa o consumo de uma gama de produtos variados e ricos en proteínas e nutrientes. Os cereais apresentam uma série de características que os tornam perfeitos para um menú adequado ao organismo, embora na generalidade nenhum de nós ingira a quantidade recomendada.
Como disse, os especialistas entendem ser seis as doses diárias de cereais aconselhadas. Tal deve-se à elevada contribuição nutritiva que nos permite recuperar forças e incrementar energía para afrontar o día. A sua capacidade de produzir uma sensação saciedade constitui também outra característica a ter em conta, sobre tudo nos casos de pessoas que deciden reduzir o consumo de alimentos para perder uns quilos a mais, depois da “abastança” do Natal.
O significativo contributo energético dos cereais, sublinha-se,  é uma das suas grandes virtudes
A forma de consumir cereais é muito variada, mas nem sempre é fácil conseguir a ingestão diária de seis doses. E é por exemplo difícil, com a nossa cultura gastronómica, tomar tal quantidade de arroz, diariamente, como será pouco habitual comer seis doses de massa todos os días.
Há, ainda assim, uma alternativa viável que nos permite atingir com facilidade este propósito. O pão é importante fonte de cereais, pelo que os especialistas recomendan consumi-lo todos los dias como parte de uma dieta saudável e equilibrada.
Os beneficios que nos traz ganhar o hábito de consumir seis doses diárias de cereales são fáceis de perceber. A sua composição nutricional é a razão por que resultam idóneas para a saúde, já que têm un alto contéudo em fibra, em vitaminas e em minerais. Ainda por cima, são ricos em carbohidratos, proteínas e água.
Todos estes elementos provocam uma reação positiva do nosso corpo. Entre as vantajens de realizar um consumo adequado de cereais situa-se o  seu elevado contributo energético, dada a elevada presênça de vitaminas e minerais. Por outro, lado, por serem baixos em gorduras tambêm são ideais quer para uma dieta equilibrada quer para  uma de emagrecimento.
Finalmente equilibra o açúcar.
Outras das suas vantagens são a capacidade de ajudar a equilibrar o nível de açúcar no sangue, a influência para melhorar o estado geral da pele, unhas e cabello, o seu poder curativo em afeções estomacais. É neste sentido que o  seu alto contéudo em fibra ajuda a combater a obstipação e constitui paliativo para diferentes transtornos digestivos.
Visto todos estes prós os especialistas assentam  nestas vantagens a recomendação de um consumo muito fácil e ao alcance de todos.

João Reboredo
joaoreboredo@gmail.com