Agenda Cultural

0
576
Caldas da Rainha

Dança no Museu Malhoa
No domingo, dia 1 de Março, pelas 11h30, o Museu José Malhoa e a sua Liga de Amigos encerram  o programa de Inverno das “Danças aos domingos de manhã, apresentando uma estreia inédita de danças à moda do século XIX. As entradas são livres.

Serigrafia em destaque nos museus caldenses
No dia 5 de Março, pelas 18h30, serão inauguradas as exposições  a “Realidade do Imaginário” e Tradição e Inovação” nos museus Malhoa e da Cerâmica, respectivamente. Trata-se de uma iniciativa comemorativa dos 30 Anos do Centro Português de Serigrafia, comissariada por Maria João
Fernandes e realizada em parceria com – Câmara Municipal de Coimbra e Direcção Regional de Cultura do Centro.

Desenvolvimento do ser humano
O Centro de Estudos do Autoconhecimento realiza, no próximo dia 4 de Março, pelas 21h30, uma conferência publica no auditório municipal das Caldas da Rainha.
A actividade desenvolvida por este centro está direccionada para o desenvolvimento e a revalorização do ser humano.
As entradas são livres.

“E tudo o comboio levou” nos Silos
Nos dias 4 e 5 de Março, decorrerá nos Silos o evento “E tudo o comboio levou” promovido pela Horta (Se.Mente e amigos) que decorre às 21h00 e inclui o lançamento de uma fanzine, uma mostra de artes visuais, vídeos, performance e concertos. Neste evento, promovido por uma aluna da ESAD, estão a participar mais de 20 artistas, caldenses, lisboetas, portuenses e estrangeiros.

Teatro e dança no CCC
Hoje, 27 de Fevereiro, será representado espetáculo “Por este rio acima” da companhia S.A. Marionetas. Esta peça assinala os 400 anos da edição de Peregrinação de Fernão Mendes Pinto e aos 30 anos do lançamento em CD do álbum “Por este rio acima”, de Fausto Bordalo Dias.
Serão apresentadas três sessões: às 10h30 e 14h30 para escolas (custo de 5 euros por aluno) e outra às 21h30 para o público em geral (7,50 euros).
No sábado, 28 de Fevereiro, pelas 21h30 realiza-se um espectáculo de dança do Grupo de Dança Experimental da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha, em que serão apresentadas as coreografias ]wALL[ de João Cardoso e Situs Inversus, de Joana Carlos e Marta Baptista.
Os bilhetes custam 7,50 euros (5 euros para estudantes e seniores).

Dança no Museu Malhoa
No domingo, dia 1 de Março, pelas 11h30, o Museu José Malhoa e a sua Liga de Amigos encerram  o programa de Inverno das “Danças aos domingos de manhã, apresentando uma estreia inédita de danças à moda do século XIX. As entradas são livres.

O empreendedorismo em debate
No próximo dia 6 de Março, pelas 21h00, realiza-se no CCC um evento designado “Mais que Ter SER – Sucesso no Empreendedorismo”. Entre os oradores estarão Isabel Lopo de Carvalho, do Instituto Empreendedorismo Social, que irá apresentar o “Manual para Transformar o Mundo”, e Hugo Menino Aguiar, mentor do Projecto Speak. Participarão também Rui Miranda, director do Colégio Dr. Luís Pereira da Costa e Francisca Gama, autora do Livro “Em Troca de Nada”.

Centro cultural espírita
Hoje, sexta-feira, às 21h00, irá decorrer a palestra “Drogas, e depois?”, na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c. As entradas são livres.

Alcobaça

Jigsaw e Pedro e os Lobos no Cine-teatro
As bandas “Jigsaw” e “Pedro e os Lobos” irão dar um concerto conjunto no cine-teatro de Alcobaça, João d’Oliva Monteiro, no próximo sábado, 28 de Fevereiro, pelas 21h30.
O concerto serve para apresentar o álbum No True Magic, dos Jigsaw e o Um Mundo Quase Perfeito, dos Pedro e os Lobos.
Os bilhetes custam 5 euros.

Concerto de Rão Kyao adiado
O concerto de Rão Kyao que estava previsto para 20 de Fevereiro no Cine-teatro de Alcobaça, João d’Oliva Monteiro, foi adiado para o dia 28 de Março às 21h30.
O adiamento prende-se com razões do foro pessoal do artista.

Associação de Cultura Espírita  
Amanhã, 28 de Fevereiro, às 16h00, irá decorrer a conferência espírita “O Pai Nosso em análise”. O evento decorre na sede da Associação de Cultura Espírita de Alcobaça, na rua da Escola, nos Capuchos (Alcobaça). As entradas são gratuitas.

Bombarral

Fernão Mentes? no Eduardo Brazão
Amanhã, 28 de Fevereiro (sábado), pelas 21h30, o Teatro Eduardo Brazão acolhe a peça Fernão, Mentes?, uma produção da companhia de teatro A Barraca.
A representação está integrada no 94º aniversário daquele espaço cultural bombarralense.
Os ingressos custam 10 euros (balcão) e quatro bilhetes para frisas e camarotes ficam a 30 euros.

Almoço de Beneficência no Carvalhal
No próximo sábado, 7 de Março, pelas 13h30, realiza-se um almoço no Polidesportivo do Carvalhal em que os lucros revertem para a construção de um novo tecto para o bar do Núcleo de Cultura Desporto e Melhoramento do Carvalhal. A participação tem um custo de 10 euros (8 euros para sócios).
A inscrições estão abertas até ao dia 3 podendo ser feitas pelo tel. 911850670.

Lisboa

Window Walk nas lojas
O projecto “Window Walk”, que inclui desenhos de jovens da ESAD a decorar as vitrines das lojas, vai acontecer em Lisboa a partir do próximo dia 7 de Março. Esta ideia é coordenada pela aluna belga Aude Fauconnier, de 23 anos, que está a está a estudar na ESAD.

Peniche

Poesia na Stella Maris
Amanhã, 28 de Fevereiro, pelas 21h30, irá decorrer mais uma edição do projecto “A poesia anda por aí…” desta vez na Academia de Música Stella Maris, numa sessão integrada no programa dos cafés-concertos que esta entidade tem dinamizado.
A poesia e a música irão cruzar-se e interagir numa tertúlia que evocará a cultura dos cafés, espaços de convivialidade com forte tradição literária e artística.
Esta actividade tem entrada livre.

Nazaré

“Uma promessa, uma fé, uma vida
A exposição do Senhor dos Passos, organizada pela Paróquia da Nazaré/Irmandade do Senhor dos Passos da Pederneira, poderá ser visitada a partir do próximo dia 28, domingo, no Centro Cultural da Nazaré.
A mostra, que estará em exibição até 22 de Março, conta com a parceria da Câmara e da Junta da Nazaré, assim como da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.
O tema deste ano (Uma promessa, uma fé, uma vida) aborda a história da devoção ao Senhor dos Passos da Nazaré, que se iniciou em 1620 na Pederneira.

Torres Vedras

Espectáculo para bebés
A performance para bebés “Umbigo – Teatro Minimal Para a Infância Poética”, vai ser levada ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras no próximo dia 1 de Março, pelas 15h30 e as 16h00.
Trata-se de uma performance poética (para bebés até aos 36 meses) que se liga à história de cada indivíduo, por meio do movimento conjunto de mãe, Diana Coelho, de 26 anos e de sua filha, Violeta Arraiano, de três meses.
Com música original de David Matos e composição visual de Leonor Morais, este espectáculo desenha-se interactivamente ao longo de 25 minutos – Sussurrar amar. Semear, fazer brotar…
O preço dos bilhetes para se assistir a esta performance é de dois euros.

Musical sobre a vida de Cristo
No próximo dia 7 de Março, pelas 21h30, terá lugar o espectáculo “O Nazareno”, no auditório do Centro Pastoral de Torres Vedras. Esta actuação e baseada no musical de Frei Hermano da Câmara e estará a cargo do grupo de teatro da Paróquia de Peniche.
O custo do bilhete é de seis euros, à venda no local do espectáculo.

Cinema

VIVACINE

SALA 1 – Kingsman – Serviços Secretos
Realização: Matthew Vaughn
Com: Colin Firth; Corey Johnson; Jack Davenport e Samuel L. Jackson
Todos os dias às 12h50***; 15h35; 18h30; 21h25; 00h10**

SALA 2 – Teoria de Tudo
Realização: James Marsh
Com: Eddie Redmayne; Felicity Jones, Tom Prior e Emily Watson
Todos os dias às 12h45***; 15h20; 18h00; 21h20; 23h55**

SALA 3 – 50 Sombras de Grey
Realização: Sam Taylor-Johnson
Com: Aaron Taylor-Johnson, Marcia Gay Harden e Rita Ora
Todos os dias às 13h00***; 15h40; 18h20; 21h20; 00h00**

SALA 4 – SpongeBob 2D V.P.
Realização: Paul Tibbitt
Com vozes de: Nilton, André Henriques, Joana Cruz e Mariana Alvim
Todos os dias às 13h00***; 15h30; 17h45

SALA 4 – Sniper Americano
Realização: Clint Eastwood
Com: Bradley Cooper, Sienna Miller e Kyle Gallner
Todos os dias às 21h10; 00h00**

SALA 5 – A Ascensão de Júpiter
Realização: Andy Wachowski e Lana Wachowski
Com: Channing Tatum, Mila Kunis, Terry Gilliam e Tuppence Middleton
Todos os dias às 15h35; 18h25; 21h20; 00h05**

Nota:
* Domingos e feriados
** Sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado
*** Sábado, domingos e feriados
Há sessões nos dias 25 e 31 de Dezembro

As informações sobre os filmes e os horários das sessões são fornecidas pela Vivacine Cinemas (www.vivacine.pt) e publicadas a título gratuito.
Gazeta das Caldas não se responsabiliza por eventuais alterações.