Deputados do PSD querem obra da rede de rega assegurada neste mandato

0
455
Gazeta das Caldas

DSC_0274Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Leiria, Fernando Marques, Feliciano Barreiras Duarte, Maria da Conceição Pereira, Pedro Pimpão, Laura Esperança e Valter Ribeiro, visitaram as baixas de Óbidos e Amoreira, locais que serão abrangidos pela rede de rega da barragem do Arnóia.
A obra, orçada em 27 milhões de euros, está em fase de concurso público e os deputados e agricultores querem que o processo ande rapidamente e antes das eleições, sob pena de voltar a cair no esquecimento.
“Ter a barragem e não ter rede de rega é quase como ter um carro e não ter rodas”. A imagem foi dada aos deputados pelo presidente da Associação de Regantes, Luís Honorato, durante a visita que fizeram à várzea da rainha para ver os pomares de fruta que aguardam há anos pelo regadio.
O projecto de regadio das Baixas de Óbidos, orçado em 27 milhões de euros, dos quais 22,2 milhões comparticipados pelo Programa de Desenvolvimento Regional (Proder) está em fase de concurso público internacional e, de acordo com dados do ministério da Agricultura, a obra deverá estar pronta em finais de 2018. A primeira fase compreende a construção de uma estação elevatória que filtrará a água para a rega. Posteriormente serão construídos 50 quilómetros de tubagem por onde passarão 5,5 milhões de metros cúbicos de água, que permitem irrigar 750 hectares de terras do bloco de Óbidos e 440 hectares do bloco da Amoreira, que compreende parcelas agrícolas dos concelhos de Óbidos e Bombarral. Ao todo, a rede de rega poderá beneficiar cerca de 1300 agricultores.
Desta fase fará ainda parte a rede de drenagem e 50 quilómetros de rede viária, que permitirá o acesso às explorações.
Agora, os agricultores estão a regar os seus pomares com a água de captações próprias e alguma que é proveniente do rio. Mas não chega. Luís Honorato refere que se tratam de pomares de “alta densidade, com muita tecnologia e resultado de muito investimento” que se tiverem água podem duplicar a sua produção.
O presidente da Associação de Regantes lembrou ainda que a construção deste equipamento criou grandes expectativas nas pessoas, um exemplo disso foi o preço das terras que duplicou.
O também agricultor pediu aos deputados para que  ajudassem a que fosse retomado o processo de emparcelamento, pois existem muitos agricultores com parcelas muito pequenas e que, desta forma, não são rentáveis.
Também presente na visita, o presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, lembrou que existem já 100 hectares que são do Estado e que irão integrar a bolsa de terras. “É certo que não chega, mas vai permitir algum emparcelamento”, adiantou.
Na opinião do deputado bombarralense Feliciano Barreiras Duarte é importante que o processo ande rapidamente, com a sua aprovação até Junho, porque com as eleições legislativas no final do ano, corre o risco de não se concretizar nos próximos anos.
Também a deputada caldense Maria da Conceição Pereira referiu que têm que se empenhar de modo a que esta obra, tal como a da lagoa, seja terminada. “Estamos numa expectativa de ganhar as eleições, mas será sempre outro governo e nós gostaríamos que as coisas ficassem tratadas e asseguradas ainda durante este mandato”, disse à Gazeta das Caldas.
Maria da Conceição Pereira disse ainda que as visitas no terreno dão-lhes  um conhecimento muito mais próximo da realidade e informações detalhadas do que se está a passar.
A visita, dedicada ao ambiente e agricultura, terminou na Frutalvor, onde os deputados tinham estado durante a campanha e agora foram fazer um ponto da situação.