Crianças da Infancoop visitaram a Gazeta das Caldas

0
653
Gazeta das Caldas

FotoCriancasInfancoopTrinta e quatro crianças, que frequentam o terceiro e quarto ano do primeiro ciclo da Infancoop, visitaram, acompanhados pelos professores, as instalações da Gazeta das Caldas no passado dia 19 de Março. Na redacção tomaram contacto com o trabalho dos jornalistas, nomeadamente no acesso às fontes, nos meios utilizados para desenvolver o seu trabalho e na elaboração dos artigos. Curiosos, quiseram saber quantos anos tinha o jornal, como foi fundado e quais as alterações que foi sofrendo ao longo dos tempos.
Todos eles conheciam a Gazeta das Caldas e muitos, inclusivamente, já apareceram nas suas páginas, a maioria na secção do desporto.
Já na paginação ficaram a saber qual o programa utilizado para paginar e para tratar as fotografias. Viram os primeiros jornais e perceberam que nem sempre houve liberdade de expressão pois alguns exemplares da Gazeta aparecem com espaços em branco e com letras vermelhas a dizer “Visado pela censura”.
No final, os colaboradores do jornal foram presenteados com um colorido quadro feito pelos próprios alunos que, levaram consigo, um exemplar do jornal que tão bem conhecem.
Sónia Silva, professora do quarto ano, explicou que esta visita inseriu-se no programa deste ano lectivo, onde falam dos meios de comunicação. “E, dado que temos o privilégio de ter um meio de comunicação com o qual eles estão familiarizados, através dos pais e avós, achámos que era importante vir fazer uma visita”, disse.
A visita continuou depois para o Centro de Recursos Comunitário da Santa Casa da Misericórdia onde foram entregar os bens (alimentos, vestuário, sementes para a horta, livros e brinquedos) que angariaram para a campanha de solidariedade que a instituição está a organizar.

A opinião dos meninos

Hoje as turmas de 3.º e de 4.º ano estiveram pela primeira vez na Gazeta das Caldas. Gostámos muito de conhecer a redação e de conversar com os jornalistas. Um dos jornalistas mostrou-nos a sua mala, que tem um gravador, uma máquina fotográfica, papel e caneta. Ficámos a saber como surgem as informações para as notícias serem elaboradas. Os jornalistas podem recebê-las por telefone, por e-mail, ou ir aos locais em busca das notícias.
Depois de conhecermos a redação fomos visitar a parte da paginação e da reedição. Vimos notícias de jornal muito antigas, incluindo a primeira Gazeta das Caldas, que já tem 90 anos.
Gostámos muito desta visita porque achámos muito interessante conhecer como funciona a Gazeta das Caldas. Lemos com muito entusiasmo o jornal que nos ofereceram!

Texto elaborado pelos alunos das turmas de 3.º e de 4.º ano da Infancoop