Serviço de teleassistência já funciona em Óbidos

1
954
Gazeta das Caldas

teleassistenciaJá se encontra em funcionamento o projecto de teleassistência na habitação dos utentes do Serviço de Apoio ao Domicílio da Casa do Povo de Óbidos. Este serviço, que recebeu uma menção honrosa no valor de 8.000 euros na segunda edição do Prémio BPI Seniores, consiste na colocação de um dispositivo de telemóvel no domicílio do utilizador, que, em situações de emergência de saúde, segurança ou solidão, contactará directamente (através de um botão de emergência), a central de assistência.
Este apoio encontra-se disponível 24 horas por dia, durante todo o ano, com profissionais formados na área da saúde e apoio social. Durante o primeiro ano é totalmente gratuito.
Foram apoiados 25 aparelhos e é intenção desta instituição disponibilizar alguns equipamentos para idosos do concelho, identificados pelo Centro de Intervenção Social, juntas de freguesia, GNR e outras instituições sociais.
O serviço de teleassistência é complementado com o de telecuidado aos utentes da Casa do Povo, que consiste na monitorização da tensão arterial e glicemia do idoso, semanalmente, sendo possível aos familiares acederem à plataforma e verificarem os seus valores.
Com este projecto a Casa do Povo de Óbidos, com o apoio do BPI Sénior e a empresa Hope Care, pretende contribuir para o bem social do concelho de Óbidos reduzindo o isolamento e solidão dos idosos.