Câmara das Caldas ofereceu árvores para assinalar Dia das Florestas

0
470
Gazeta das Caldas

FotoCriancasESEÀs 10h00, hora prevista para o início da entrega das árvores na Praça 25 de Abril, já a fila era grande e não foi preciso muito tempo para esgotar o stock de 216 pessegueiros e oliveiras que havia para oferecer. Esta oferta, que decorreu no passado dia 23 de Março, integrou-se nas iniciativas comemorativas do Dia Internacional das Florestas e foi, uma vez mais, muito bem acolhida pela população.
Há vários anos que a autarquia dinamiza esta acção. Inicialmente as árvores estavam à disposição das pessoas nas oficinas camarárias, em S. Cristóvão, mas desde que a oferta tem sido feita no centro da cidade, a procura tem sido muito maior.
Além das árvores de fruto, o Gabinete Florestal e de Protecção Civil da edilidade distribuiu material educativo e informativo sobre a floresta e as árvores, bem como acerca do correcto processo de plantação.
As acções relacionadas com esta efeméride incluem sempre a população escolar, com o objectivo de sensibilizar as crianças para a preservação das árvores e numa lógica de educação ambiental. A 19 de Março  foram realizadas actividades na EBI S. Onofre e, no dia seguinte, cerca de uma centena de alunos das escolas do primeiro ciclo do Nadadouro, Parque e Chão da Parada plantaram árvores na Escola de Sargentos do Exército.
No âmbito do Dia da Floresta foi também feita a rearborização de um terreno municipal, na Avenida Dobrynine, (junto ao Complexo Desportivo Municipal) com a ajuda dos 160 alunos do 1.º ciclo da EBI dos Arneiros. As crianças plantaram 51 pinheiros mansos, 16 sobreiros e 12 medronheiros.
Esta iniciativa tem por objectivo reabilitar uma zona florestal de 8900 metros quadrados que estava bastante degradada e está a ser feita no âmbito do Programa “A Floresta Comum”, a que a autarquia aderiu em 2013. Já foram retirados os entulhos, cortadas as árvores pouco adequadas ao local e feita a limpeza e mobilização do terreno.
No futuro existirá ali uma zona de lazer e de apoio ao complexo desportivo, localizado na proximidade.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

 

Dias da Poesia  e da Árvore assinalados em Óbidos

A Associação Empresarial do Concelho de Óbidos (Óbidos.com) na madrugada de 20 para 21 de Março percorreu a vila de Óbidos onde colocou árvores e poemas. Ao todo, foram distribuídas 400 árvores (oferecidas pelos Viveiros do Furadouro) e igual número de poemas de diversos autores.
A vila acordou, assim, mais verde e inspirada.