Uma ementa norte-americana para um almoço especial

0
559

equipaA coca-cola, um dos símbolos máximos dos Estados Unidos, foi a bebida escolhida para acompanhar o almoço temático de 12 de Março, no restaurante de aplicação da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).
O país escolhido desta vez era exactamente os Estados Unidos da América, mas nem por isso se comeu um hambúrguer, o prato que a maior parte das pessoas associa à gastronomia desta nação. Para além da coca-cola, que durante a maior parte da refeição substituiu os vinhos que habitualmente são servidos nestas refeições, o rei foi também o milho. Afinal, os Estados Unidos são o seu maior produtor mundial.
Logo à entrada, no bar do restaurante, os comensais foram recebidos com a possibilidade de escolher entre um cocktail com base num whiskey americano ou coca-cola (há sempre a escolha entre uma bebida com álcool e outra sem).
O almoço começou com asas de frango doces e picantes como entrada. Seguiu-se a tradicional salada César (Caesar salad), que terá sido criada no México, mas que se tornou famosa pela grande implementação que teve nos Estados Unidos.
Os dois pratos principais foram um aveludado de lagosta e bife de alcatra, grelhado com cogumelos e legumes assados no forno. A sobremesa foi um cheesecake de Nova Iorque com crumble de maçã. Para terminar, havia ao dispor dois whiskey bourbon, à base de milho.
Logo a seguir ao almoço, teve lugar um workshop de cerveja, para os alunos do curso de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas. A estrela desta apresentação foi a Estrella Damm, cerveja da Catalunha, que é distribuída região pela empresa caldense A. Marques.

Texto e Fotos Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt