Já começou a ser montado o estaleiro para as dragagens na Lagoa

0
490

DSC_0029Começou a ser montado no passado dia 10 de Abril o estaleiro de suporte à empreitada de dragagens na Lagoa de Óbidos, localizado junto à lota (após o parque das caravanas). “A intervenção deverá arrancar dentro de aproximadamente 15 dias”, disse à Gazeta das Caldas o presidente da Junta da Foz do Arelho, Fernando Sousa, sobre a empreitada de abertura e aprofundamento dos canais da zona inferior da Lagoa de Óbidos que foi adjudicada por 3,5 milhões de euros à firma Irmãos Cavaco, SA.
A consignação teve lugar a 8 de Abril e a empresa terá agora nove meses para executar a obra de dragagem de 650 metros cúbicos de areia que permitirá a criação de um canal principal e vários canais secundários para aumentar a circulação de água na lagoa. As areias serão aproveitadas para reforçar o cordão dunar e também o cordão à volta da lagoa.
Num ofício enviado às autarquias de Óbidos e das Caldas da Rainha, a Agência Portuguesa do Ambiente refere que tendo em conta as características da intervenção e os trabalhos que serão desenvolvidos durante a época balnear, “irão surgir alguns condicionamentos na utilização da praia”. Estes decorrerão sobretudo na sua zona central, implicando “movimentação de embarcações em zona imersa e máquinas na zona emersa”, refere.
Entretanto, na passada semana, a lagoa já estava de novo sem ligação ao mar. O presidente da Foz do Arelho diz que a situação tem estado controlada no que diz respeito à qualidade da água pois têm vindo a ser feitas análises constantes. No entanto, destaca que as entidades estão alerta e, se for necessário, intervêm para remover a areia da aberta.   F.F.