Vai ser criada nas Caldas a Rota Ferreira da Silva

0
559
Gazeta das Caldas

1-brinde Decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), a 9 de Abril um jantar de homenagem ao artista Ferreira da Silva. Tratou-se de uma refeição muito especial já que chefs e alunos se inspiraram nas obras do autor para concretizar os pratos. Esta foi uma refeição diferente, originalmente confeccionada e empratada que surpreendeu os convidados pelo arrojo nos sabores e nas cores, que podem ser encontrados em várias obras do mestre.
Entre os convivas estiveram muitos amigos do artista, bem como responsáveis autárquicos que anunciaram neste evento a criação da Rota Ferreira da Silva, ligando a obra pública do artista.

 

“Hoje “comemos” as obras de Ferreira da Silva!”. Palavras de Daniel Pinto, director da EHTO, no final deste jantar especial, confeccionado e servido pelas turmas finalistas de Técnicas de Cozinha e Pastelaria e de Restauração e Bebidas, respectivamente.
A ementa designou-se “Ofélia” um dos temas trabalhado pelo artista plástico caldense. Primeiro foi servida uma sopa de mariscos da Lagoa de Óbidos, inspirada também na obra Orgósmico. Seguiu-se um prato do Peixe do Rio frito com açorda de tomate, ambos recolhendo muitos elogios dos presentes. A carne foi representada pela proposta de Pato Desfiado com Laranjas e Legumes do Oeste. Os pratos estiveram saborosos e foram também uma delicia para o olhar. Uma multiplicidade de cores, tal como grande parte das obras públicas que o mestre possui na cidade.
A refeição fechou com Ofélia II, uma sobremesa que, tal como os restantes pratos, surpreendeu os convivas não só pela conjugação dos sabores como pelo facto de ter sido servido numa “taça” de chocolate confeccionada na Escola onde foram inscritos alguns dos elementos que Ferreira da Silva faz surgir nos seus trabalhos.
Para preparar esta ementa, os estudantes tiveram um primeiro contacto com a obra de Ferreira da Silva em Fevereiro. O mestre veio à escola e contou com a apresentação da sua vida e obra pelo seu amigo José Luís Almeida Silva (director de Planeamento do Cencal e director da Gazeta das Caldas).
Os finalistas dos dois cursos tiveram ainda um segundo contacto com a obra, a 18 de Março, numa visita pela cidade, onde observaram directamente a obra pública do autor no Cencal, na passagem desnivelada no Largo do Vacuum, na sede da OesteCim, na Câmara Municipal, no Pópulos, no Jardim de Águas (junto ao Hospital) terminando no CCC, onde os estudante visionaram o documentário sobre o artista, da autoria de Miguel Costa.

Rota assinalada e nas aplicações turísticas

E foi parte deste percurso dos alunos da EHTO que vai constituir-se como a futura Rota Ferreira da Silva. Assim o afirmaram Hugo Oliveira e Maria da Conceição Pereira, vice-presidente e vereadora da Cultura da Câmara das Caldas. Na sua intervenção, a também deputada da Assembleia da República sublinhou o facto de Ferreira da Silva “continuar a inquietar-nos e a desafiar-nos”, referindo-se à grande escala das obras que “este artista continua a propor”.
Segundo Maria da Conceição Pereira, “Caldas da Rainha e o país têm que lhe agradecer a sua capacidade, dedicação ao trabalho, a sua inquietude e tudo aquilo que arriscou e que ainda continuar a arriscar”.
Hugo Oliveira, vice-presidente da Câmara, em representação de Tinta Ferreira (que se encontrava em Newark, nos EUA), afirmou que mestre Ferreira da Silva “é de facto uma figura que merece a maior consideração dos caldenses”.
Tal como a vereadora referiu que a Rota Ferreira da Silva será uma realidade a curto prazo com sinalética apropriada junto às suas obras de arte pública e a mesma vai estar disponível nas novas aplicações digitais, acessíveis a quem nos visita.
O chef Luís Tarenta, que coordenou o trabalho na cozinha, salientou a importância destas iniciativas que interligam a escola com a região. “Lecciono nas Caldas há três anos e tenho vindo a conhecer melhor a comunidade através desta interligação com os artistas locais”, disse o também coordenador de outras refeições temáticas.
O chef deu também a conhecer que foi bom para os alunos ter uma antevisão da Rota Ferreira da Silva. Marisa Rosa, chef de Bar, deu ainda a conhecer que em relação ao serviço de sala, “dada a inquietude deste mestre, a mise en place da mesa foi diferente do habitual”. Além de uma arrumação diferenciada houve obras de cerâmica do artista a decorar as mesas.
César Lourenço, um dos alunos do curso de Cozinha e Pastelaria também interveio para explicar aos presentes que tinham gostado de realizar os pratos inspirados na obra de Ferreira da Silva. O prato que achou que mais jus fazia à sua obra foi a sobremesa. “Espero que gostem tanto das obras do mestre como também das nossas ( feitas na cozinha)”, rematou.
Daniel Pinto no final afirmou que esta tinha sido “uma homenagem equilibrada e também efusiva” pois tal como a obra do mestre “também foi feita com uma grande diversidade de materiais, de dimensões e de cores”.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

Nunca pensei em “comer” pratos do mestre Ferreira da Silva mas confesso que estavam muito saborosos!
Luís Ribeiro, presidente da Assembleia Municipal

A ideia da EHTO é muito interessante sobretudo para os alunos, uma vez que a gastronomia e a cozinha podem ter ligações interessantes com o mundo da cultura. Gostei particularmente do prato de peixe.
Rodrigo Silva- director da ESAD

Achei extraordinário haver este cruzamento entre várias entidades, escolas e artistas locais. É algo pouco vulgar e revela que há aqui uma dinâmica especial e muito interessante aqui nas Caldas. Achei todos os pratos muito criativos e interessantes, não só nos sabores como na cor.
Arquitecto Manuel da Bernarda – Cerâmicas Perpétua, Pereira e Almeida,Lda. (ex-S. Bernardo)

Achei muito interessante e animado e acho que foi uma boa homenagem. Ferreira da Silva merece e creio que, em breve, ainda será mais reconhecido. Gostei imenso do prato de peixe de qualquer forma, acho que o equilíbrio foi muito importante ao longo de toda a refeição.
João Maria Ferreira – coleccionador

Ferreira da Silva tem hoje uma dimensão que ultrapassa as Caldas. Qualquer viajante apercebe-se hoje da grandeza deste grande artista nas obras que possui na cidade.
É muito bom o facto da EHTO ter a preocupação de envolver os seus alunos na compreensão do espaço e dos seus artistas.
Gostei de todos os pratos mas a sobremesa tinha uma construção e uma conjugação de sabores que estava muito bem conseguido.
Jorge Sobral – vereador

Esta foi uma excelente iniciativa pela homenagem e pela comida, que retratou de forma extraordinária o que é a obra de Ferreira da Silva. Os pratos estavam óptimos, nas cores, nas texturas e na variedade que também caracteriza a sua obra. Destaco a sobremesa que retrata tudo isto.
Rui Gonçalves- arquitecto e vereador

Sou cliente assíduo das refeições da EHTO e só falto por motivos de força maior. Adorei o prato de pato mas, de forma geral, gostei de tudo. A sopa e a sobremesa, por exemplo, estavam muito bem elaboradas.
José Carlos Figueiredo – Bombarral

Foi uma iniciativa fantástica. Os jovens formandos da EHTO transpuseram de uma forma mágica o que é a obra de FS para os pratos. Creio que a sobremesa foi o culminar de uma excelente refeição.
Hugo Oliveira – vice-presidente

Creio que se trata de um trabalho de excelência da EHTO do ponto de vista da relação com a comunidade. Estes jantares temáticos são determinantes e fiquei surpreendido com o modo como os alunos e formadores estiveram à altura do mestre FS. Sendo ele altamente criador criativo e bastante expressivo, o jantar não esteve muito distante.
Carlos Mota – director do CCC