Agenda Cultural

0
484

CALDAS DA RAINHA
Arte continua em debate na ESAD
No dia 5 de Maio, na ESAD, decorrerá um debate sobre o tema “Arte e Neurociência – Uma reflexão critica” com o poeta, ensaísta e antropólogo Luís Quintais. A 6 de Maio, o designer Rui Abreu vem apresentar o seu trabalho relacionado com o design de tipografia.
No dia 7 decorrerá uma conferência sobre “Ética e Arte?” com David Antunes, que é professor na Escola Superior de Teatro e Cinema.
As conferências integram a iniciativa “Seminário Permanente de investigação sobre criação e pensamento contemporâneo”, que decorre às terças, quartas e quintas-feiras, sempre às 18h00.
5,6 e 7 MAIO

Astrónoma Rosa Duran na Bordalo Pinheiro
Rosa Duran estará nas Caldas a 7 de Maio no âmbito da iniciativa “Faça-se Luz!”,  organizada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas..
A convidada é astrónoma e presidente do Núcleo Interactivo de Astronomia e vai dar uma aula-conferência às 21h00 na Escola Secundaria Rafael Bordalo Pinheiro.
Este evento formativo, que é aberto aos interessados, pode ser frequentado por docentes de todos os grupos disciplinares do ensino básico e secundário, sendo necessário proceder a prévia inscrição, em www.cfaecentro-oeste.pt
.
7 MAIO

Mais exposições da Electricidade Estética
Continuam a realizar-se as exposições do ciclo Electricidade Estética que acontecem  às terças-feiras, entre as 22h00 e a meia-noite. As mostras artísticas podem ser apreciadas durante uma semana, no Espaço Concas e no Museu António Duarte. As que vão decorrer no Atelier 6 (nos pavilhões onde funcionou a ESAD) e no Hotel Madrid acontecem apenas durante aquele serão.
No dia 5 de Maio abre portas no Atelier 6 uma exposição de Carlos Quitério enquanto que no Museu António Duarte arranca “Mais um s/ Título” de Jorge Maciel. No Hotel Madrid (no Largo João de Deus)  será inaugurada “Into the life of” de Filipe Peleja.
5 MAIO

Matriz Malhoa no Museu
Começou na passada terça-feira, 28 de Abril, o projecto Matriz Malhoa. Esta iniciativa, que dura um ano, tem como objectivo ocupar os espaços do Museu Malhoa com obras de arte contemporânea. A primeira exposição apresentou obras de Régis Perray, Joana Roberto e João Belga (sedeado nas Caldas da Rainha).
Desde 28 ABRIL

Aula de Zumba no centro de saúde
No próximo dia 9 de Maio, pelas 10h00, no parque de estacionamento do Centro de Saúde, vai realizar-se uma aula de Zumba Gold, que será coordenada por Patrícia Mendes (com o apoio dos Pimpões). Esta iniciativa destina-se aos utentes de todas as idades e de qualquer condição física. A organização convida as famílias a participar nesta aula colectiva.
Trata-se de uma actividade sobre Maio o mês do coração, organizada pela USF Rainha D. Leonor, no âmbito da prevenção das doenças cardiovasculares. No dia 23 de Maio, pelas 9h30, decorrerá uma caminhada, orientada por Ricardo Chambel.
9 MAIO

Meditação na clínica Equilibrium
Realiza-se na segunda-feira, 4 de Maio, uma aula grátis de Luzhineng Chi Kung (uma forma de meditar) na clínica Equilibrium (centro de terapias alternativas). O evento pretende juntar os caldenses às milhares de pessoas por todo o mundo que, na lua cheia, entre as 20h00 e as 21h30, fazem este tipo de exercícios de relaxamento.
A Clínica Equilibrium localiza-se na Rua Cidade de Abrantes nº2, R/C Loja 1, nas Caldas da Rainha.
Mais informações junto do 262088422 ou do 926598206.
4 MAIO

Bike Night e Ginástica na Foz
Na próxima sexta-feira realiza-se no Largo do Arraial na Foz do Arelho, uma Bike Night, que contará com “música, minis, Jack Daniels, amizade e respeito”.
A partir de 6 de Maio, às quartas-feiras a partir das 19h30, há aulas de ginástica com Vera Real. Estas são iniciativa do Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho.
6 MAIO

ÓBIDOS
Concerto nas Gaeiras
No próximo domingo, 3 de Maio, a Banda da Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense (SFRG) realiza um concerto no Convento de S. Miguel, nas Gaeiras. O espectáculo, intitulado Concerto de Primavera, começa às 17h00, mas caso as condições atmosféricas sejam adversas,  o concerto irá ser realizado na sede da SFRG.
3 MAIO

Erasmus + explicado no Espaço Ó
No próximo  dia 6 de Maio, entre as 14h30 e as 17h30, irá decorrer no Espaço Ó, em Óbidos, um evento da Semana Europeia da Juventude 2015. Cerca de 25 jovens participarão num “Youth Lab”, que pretende trazer até às associações e jovens locais mais informação acerca das oportunidades Erasmus+, potenciando a dinâmica local das organizações de juventude.
6 MAIO

ALCOBAÇA
Corrida de touros na Benedita
No próximo domingo, 3 de Maio, a partir das 17 horas, realiza-se a XIII Grande Corrida de Toiros da Benedita, um espectáculo integrado nas festividades do 31º aniversário de elevação  a vila da Benedita e que terá como cartel os cavaleiros Marco José, Paulo Jorge Santos e Miguel Moura.
O cavaleiro caldense Marco José cumpre o seu 20º aniversário de alternativa e toureia pela quinta vez na Benedita.
Frente a seis toiros da Ganadaria Casa Avó, estarão os forcados de Santarém e de Tomar. A abrilhantar a corrida estará a Sociedade Filarmónica Samorense.
Este dia começa logo pela manhã com o tradicional passeio equestre que percorrerá os principais lugares da freguesia da Benedita.
3 MAIO

Workshop de Big Band
Realiza-se este fim-de-semana (1, 2 e 3 de Maio) o III Workshop de Big Band, com o músico José Menezes, na Academia de Música de Alcobaça. Esta formação tem como objectivo proporcionar aos jovens um primeiro contacto com o jazz e tem um custo de 20 euros (15 euros para alunos da AMA; gratuito para os do curso profissional de instrumentista de jazz). Mais informações pelos tel. 262597611 ou 962543544.
1,2 e 3 MAIO

Thee Eviltones no 8º Festival Pedra Rock
A banda britânica de garage rock, que conta com um português, regressa a Portugal para o Pedra Rock de Alcobaça (9 de Maio – 22h00), no Lagar do Rancho, Moleanos.
Depois da tour europeia de apresentação do segundo álbum de originais (Beat Macabre – 2013) ter passado por terras lusas, a banda, formada em 2006 em Nottingham, encerra em Alcobaça uma nova digressão que passará por Lisboa e Loulé.
No festival, que conta com exposições temáticas e uma feira de vinil, tocam ainda os Murdering Tripping Blues e os Puré n’Excite. A animação fica depois ao cargo de Two Fingers.
9 MAIO

Nazaré
Jazz no Valado
Na quinta-feira, 7 de Maio, pelas 22h00, na Biblioteca de Instrução e Recreio do Valado dos Frades, actua o grupo Funky Bonés Factory, no âmbito do 18º Festival de Jazz do Valado. Dele fazem parte Sérgio Carolino (sousafone), Rúben da Luz, Paulo Perfeito, Daniel Dias (trombones) Rui Bandeira (trombone baixo), Miguel Moreira (guitarra) e Acácio Salero (bateria).
NA sexta-feira, 8 de Maio, actuará o Paulo Bandeira Trio que integra João Paulo Silva (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Paulo Bandeira (bateria).
Os bilhetes para os concertos custam oito euros, mas há descontos para estudantes, seniores e sócios da BIR que pagam seis euros.
7 e 8 MAIO

Lourinhã
Livros a Oeste na Lourinhã
Começa na próxima terça-feira, 5 de Maio, o festival literário Livros a Oeste que leva à Lourinhã autores portugueses de referência. Com uma feira do livro, exposições, teatro, animação de leitura e música, o Livros a Oeste prolonga-se até sexta-feira, 9 de Maio. O festival centra-se sobretudo no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, mas também se estenderá à biblioteca municipal e ao auditório da Associação Musical e Artística da Lourinhã. As entradas são livres.
5 a 9 MAIO