Empreendimento chinês domina Assembleia de Freguesia de Alfeizerão

0
469

Na Assembleia de Freguesia que teve lugar no dia 18 de Abril, sem a presença do presidente Leonel Ribeiro, por motivos justificados, falou-se muito do condomínio de luxo para cidadãos chineses a construir entre Alfeizerão e Vale de Maceira.
Carlos Sena apresentou uma alargada exposição relativamente ao terreno onde está prevista a construção do referido empreendimento. Lembrou alguns pontos da história da zona em causa, que há muitos anos foi propriedade de familiares, por parte da sua mulher, pondo em causa algumas afirmações, que não precisou, que vieram na comunicação social e que, na sua opinião, não correspondem à verdade.
Manuel Jorge Capinha, outro assistente, lamentou que a Assembleia tivesse sido marcada para as 20h00, que considerou uma hora imprópria, uma vez que se está na hora de Verão e por isso as pessoas trabalham até mais tarde. Pediu para que, futuramente, a Junta tenha em atenção este facto. Elogiou a obra de requalificação da parte exterior da Ponte na EN nº 8, perto do Largo do Pão-de-ló. “Pena que as flores colocadas nos alegretes tivessem desaparecido dias depois, o que é de lamentar”, disse. Lembrou a destruição do espelho que se encontrava no túnel que fica por baixo da A8 para auxiliar os condutores que por ali transitavam (Vale do Moinho). Referiu que, em relação aos esgotos para Vale de Maceira, apesar das muitas reclamações que já vêm do executivo anterior, a obra nunca avançou. Agora, se o projecto chinês se concretizar, é óbvio que será contemplada a instalação do saneamento naquela povoação da freguesia de Alfeizerão.
Jorge Capinha ainda interrogou a autarquia sobre a situação do terreno junto à margem do rio a caminho do Casal da Ponte. Trata-se de um terreno da Junta que está arrendado, o qual a autarquia pretende retomar a sua posse. Alexandrina Leitão, a Junta de Freguesia, informou que foi apresentada uma proposta ao arrendatário, o qual não deu resposta. Assim, o processo foi entregue à advogada da Junta, que irá colocar uma acção em Tribunal.
Por fim, Mota Pedro, outro munícipe, teve uma palavra de apreço para com a Junta pela colocação dos pinos junto ao Café Marcampo, há muito reclamados para facilitar o trânsito dos veículos vindos da Rua Adelino Ferreira para a Rua 25 de Abril. Considera deplorável o estado que se encontra a Rotunda da A8. Acrescentou que este problema já se arrasta há anos e a sua limpeza e embelezamento, segundo sempre foi dito, é da responsabilidade das EP (Estradas de Portugal). “Agora não fazer nada nem deixar fazer, como já foi referido nesta e noutras assembleias, é que ninguém compreende”, concluiu.

T. Antunes