OesteCIM pede explicações a Cavaco

0
364

Os deputados da Assembleia intermunicipal da OesteCIM querem esclarecimentos, por parte do Presidente da República, sobre os critérios que estiveram na base da escolha dos 15 antigos presidentes de Câmara agraciados com o grau de Comendador da Ordem do Mérito.
Numa moção, aprovada por maioria na reunião de 30 de Abril, os deputados destacam a “ausência de critérios que presidiram à escolha deste grupo restrito, bem como às evidentes ausências no grupo de condecorados”. Acrescentam que no Oeste existem exemplos que atestam isso mesmo e que são vários os ex-autarcas que, “fruto do trabalho que desenvolveram, de confiança que mereceram por parte das populações e pela forma como dignificaram o poder local democrático, poderiam integrar este grupo”.
Entre os 15 autarcas condecorados por Cavaco Silva estavam o caldense Francisco Coutinho, antigo presidente da Câmara da Batalha, João Augusto Barradas, de Peniche, Álvaro Pedro, de Alenquer, e Narciso Mota, de Pombal. Todos eles serviram as suas comunidades em, pelo menos, três mandatos. Fernando Costa, que foi presidente das Caldas da Rainha durante 27 anos, ficou de fora.  F.F.