Quatro freguesias do Cadaval com atendimento da GNR

0
1443

atendimentoDesde 20 de Maio que as juntas de freguesia de Vilar, Vermelha, Lamas/Cercal e Paínho/Figueiros (concelho do Cadaval) têm disponíveis nas suas sedes, às quartas-feiras e em sistema rotativo, um agente da GNR para atendimento ao público.

No âmbito do policiamento de proximidade, esta iniciativa tem como objectivo a redução da distância entre o cidadão e o direito à justiça e à informação.

O atendimento descentralizado da GNR decorre semanalmente, à quarta-feira, uma vez por mês em cada uma das freguesias referidas (em sistema rotativo) e de acordo com o horário de funcionamento de cada Junta .

No caso da Junta de Lamas/Cercal, o atendimento acontece no período da tarde, funcionando todo o dia nas freguesias da Vermelha, Painho/Figueiros e Vilar. Neste último caso, a GNR fará, paralelamente, policiamento apeado e também em bicicleta, cedida pela Junta de Freguesia do Vilar.

De acordo com Carlos Codinha, comandante do posto territorial da GNR do Cadaval, esta iniciativa visa permitir ao cidadão “

apresentar participações criminais, ser ouvido no âmbito de processos a decorrer, esclarecer dúvidas e obter panfletos dos vários programas especiais que a Guarda possui sob sua responsabilidade“.

O projecto enquadra-se no processo de reajuste e adaptação às novas realidades locais, em implementação por parte da GNR, através da optimização de meios.

Segundo o comandante, no concelho do Cadaval “

algumas localidades rurais tornaram-se bastante urbanizadas nas últimas décadas“. Como algumas freguesias do concelho se encontram distantes da vila, onde se encontra sediado o posto da GNR, foi necessário tomar medidas para que os cidadãos pudessem ter mais proximidade com as autoridades.

A escolha destas freguesias foi ditada pela criminalidade registada, o aglomerado populacional e a distância relativamente ao posto territorial.

Se existir uma alteração nos factores apresentados, outras freguesias poderão ser abrangidas em detrimento das seleccionadas“, explicou Carlos Codinha.

O comandante chama ainda a atenção da população para a mudança ocorrida, recentemente no fardamento de patrulha da GNR.

A principal diferença entre o antigo e o novo uniforme daquela força de segurança prende-se com a substituição do bivaque por uma boina, e da camisa e gravata por um pólo simples.