«Pequenos gestos, Grandes corações» – Associação Ajudaris

0
605

OP_1O título deste livro de 165 páginas com 79 histórias e poemas escritos em diversos estabelecimentos de ensino com desenhos de 79 ilustradores, nasce de uma frase de Mafalda Milhões na sua contracapa: «Não há fita métrica capaz de medir o abraço dos avós assim como não há limites para amar. Não há hora nem data marcada para contar as histórias que nos fazem crescer. No colo e sobre o olhar dos avós renova-se o mundo todos os dias. Numa casa onde há Avó, Avô e Memórias, os pequenos gestos transformam-se em grandes corações.»
Como convite à leitura temos o poema da página 21 («Os avós») assinado por Ana Moreira (Escola Básica da Areosa) e ilustrada por Fátima Pires: «Os avós… / Eles são mestres da vida / Vivem no passado, no presente e no futuro / Eles têm muitas coisas para nos ensinarem / Coisas fáceis, coisas difíceis, coisas que nunca imaginámos / São sábios, são a lei da vida / São o carrocel que existe / Em que nós crianças nunca andamos / Muitos pensam que eles não servem para nada / Pois esses que se enganem / São nossos pais duas vezes / São aqueles que mais nos amam / Muitos os criticam / Eu admiro-os / Temos sorte em tê-los / Pois são nosso amigos / Os avós são como as plantas / Que oxigénio vão libertar / Porque precisamos sempre deles / Até a morte nos separar.»
Numa livraria clássica ou numa estação do Metropolitano (São Sebastião, por exemplo), este álbum está à nossa espera. É um tesouro de palavras e de desenhos que vale muito mais do que os 5 euros do seu preço.
(Edição: Ajudaris, Capa: Teresa Costa, Revisão: Ana Isabel Gouveia Moura, Embaixador: Rui Moreira, Padrinhos: Nuno Markl e Ana Galvão, Parceiros: O Bichinho de Conto e Overprint, Júri: Ana da Palma, André Rubim Rangel, Sofia Lage, Daniel Serrão, Carlos Sousa Ramos)