Festas de S. João Batista em Alfeizerão voltaram a animar toda a freguesia

0
584

SOC_6Nos dias 20 e 21 de Junho realizaram-se as Festas de S. João Batista, padroeiro de Alfeizerão, que voltaram a ter enorme sucesso. Este tradicional evento, como é habitual, divide-se em duas partes: a religiosa e a cultural.
No sábado (dia 20) verificou-se a chegada dos santos padroeiros das zonas pastorais, que após a missa das 10h00, saíram em procissão até à capela de Santo Amaro. No dia seguinte houve missa campal no recinto da Festa (Largo 1º de Maio), seguida de procissão, que teve grande afluência de fiéis.
À tarde teve lugar, pela oitava vez consecutiva, a actuação das marchas populares, que voltou a juntar grande assistência (cerca de mil pessoas). O desfile abriu com um grupo de crianças do Centro Social Paroquial de Alfeizerão, seguindo-se a entrada dos idosos do Centro Comunitário Pastoral José Nazário (Casal Pardo). Depois entraram as marchas de Alfeizerão, Casal Velho e Macalhona, terminando a exibição com a marcha do Casal Pardo.
Todas as marchas foram muito aplaudidas pelo público. De destacar a criatividade demonstrada e a maneira como actuaram, que mereceram o aplauso da assistência.
Antes de começar o desfile, e como vai sendo hábito, entraram no recinto, o padre Joaquim Gonçalves e o presidente da Junta de Freguesia, Leonel Ribeiro, que divertiram o público com as suas brincadeiras (um “aperitivo” muito interessante).
Estiveram também presentes elementos das diversas associações da freguesia, o provedor da Misericórdia de Alfeizerão, presidentes das freguesias da Cela, Tornada/Salir do Porto e o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio.
No final da festa, o edil alcobacense elogiou o esforço de todos os grupos e terminou com um “viva a Alfeizerão e seus lugares!”. O padre Joaquim Gonçalves realçou a boa vontade de toda a gente que esteve envolvida neste espectáculo e que proporcionou uma tarde muito alegre a todo o povo presente.
A apresentação deste evento esteve a cargo de Diogo Amaro e Tânia Costa, elementos do grupo “Sentinelas de Amanhã”. Dany Music colaborou na parte musical.

T.A.