Google mostra Óbidos a 360º

0
663

O castelo de Óbidos, o mosteiro de Alcobaça e a praia de S. Martinho do Porto já podem ser visitados virtualmente no Google Maps e Street View. Estes são apenas alguns dos 57 locais que, desde 29 de Junho, estão disponíveis para uma visualização a 360º, resultado de uma parceria entre a Google e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).Além destas, também outras “maravilhas nacionais”, como o Mosteiro dos Jerónimos, Mosteiro da Batalha, Palácio da Pena e Castelo de Guimarães foram adicionadas às plataformas online da Google.
Este património está incluído no projecto Maravilhas de Portugal, uma iniciativa que une a tecnologia Google Street View – que permite disfrutar, em 360 graus, de várias riquezas culturais únicas – e o Google Cultural Institute – um arquivo online de exposições e colecções que oferece apresentações virtuais acompanhadas pela história desses mesmos monumentos arquitectónicos.
Aquando da apresentação do projecto, na Torre de Belém, o representante do Google na Península Ibérica, Francisco Ruiz Antón, destacou que este representa uma excelente oportunidade para a difusão da cultura e do património português, através da Internet. De acordo com nota de imprensa da Câmara de Óbidos, o responsável disse ainda que são muitos os utilizadores de Internet que utilizam conteúdo existente na rede para escolher os seus destinos de férias e que grande parte das pesquisas que realizam sobre turismo tem uma relação directa com a vertente cultural. E acredita que tornar mais acessível estes monumentos é uma ferramenta para a captação de turismo de qualidade e de dinamização da economia portuguesa.
Este aumento do património cultural à disposição dos utilizadores do serviço Google Maps e Google Street View resultou de um trabalho de 62 dias e mais de 12 mil quilómetros percorridos de norte a sul pelos serviços daquela empresa.
Recentemente a Goolge, numa parceria com a CP, instalou uma câmara de 360 graus num comboio que percorreu a linha do Oeste desde Alfarelos até Lisboa. Essas imagens deverão estar online em breve.