Rabiscuits trouxe arte experimental ao centro histórico de Alcobaça

0
515

IMG_9601 copyNo passado fim-de-semana o centro histórico de Alcobaça foi “invadido” pela arte experimental do Rabiscuits, num intenso diálogo entre o património e a modernidade. Na sétima edição da mostra, mais de 90 artistas deram a conhecer o seu trabalho com performances, vídeos, teatros, pinturas, serigrafias, desenhos, instalações e até um vídeomapping – pela primeira vez em Alcobaça – acompanhado pela Banda Sinfónica de Alcobaça.
Dando uma nova vida a edifícios que estão abandonados, animando a Praça 25 de Abril e dialogando com o património existente, o sucesso desta edição mede-se pelo recorde de artistas participantes (mais de 90, sem contar com os músicos e as artes visuais), e pela visitação média de 350 pessoas por edifício, por dia.
Este ano a mostra foi mais interior, ocupando três edifícios que costumam estar fechados. Ainda assim, no exterior houve várias actividades que dinamizaram o fim-de-semana da cidade de Cister.
Esta mostra nasceu em 2006 e durante cinco anos foi anual, mudando depois para bienal. Quando foi criada, esta iniciativa surgiu com 14 bancas feitas em cartão, onde eram expostos desenhos em forma de doces (por ser a terra dos doces conventuais). Daí para cá, o Rabiscuits tem crescido a olhos vistos.
Geralmente os artistas inscrevem-se para participar, mas nesta sétima edição a organização decidiu trabalhar, também, por convite. “É uma forma de começarmos a trabalhar mais cedo”, afirmou Rita Pimenta, da organização da mostra.
O Rabiscuits celebrou este ano uma parceria estratégica com o Cistermúsica, que se traduziu num “balão de oxigénio, como há dois anos foi o Armazém das Artes”, disse. A organizadora salientou ainda “a participação incrível das Caldas, como tem sido sempre”. Só dos SILOS Contentor Criativo foram duas colecções, num total de 31 obras expostas em dois edifícios.

Os passeios de D. Pedro e D. Inês

Durante este Verão não se espante quando se cruzar com D. Pedro e D. Inês de Castro a passear de mãos dadas por Alcobaça, acompanhados por um monge. Esta é uma iniciativa da autarquia que pretende promover o recentemente inaugurado Jardim do Amor.
A Câmara de Alcobaça sugere mesmo que os siga até ao jardim e que “aproveite para tirar fotografias e partilhá-las nas redes sociais”. A animação de rua funciona todos os dias (excepto segundas-feiras) até 2 de Setembro.
A vereadora da Cultura, Inês Silva, refere que “são estes pormenores que marcam a diferença” e que “cativam as pessoas a visitar o Jardim do Amor”, que a autarquia quer “que se torne numa das bandeiras do concelho”.

Isaque Vicente
ivicente@gazetadascaldas.pt