Mini caixotes do lixo em frente aos antigos Paços do Concelho

0
537
Gazeta das Caldas

20150823_132054São cinco e têm apenas meio metro de altura acima do nível do solo os novos contentores colocados na passada sexta-feira, 21 de Agosto, frente aos antigos Paços do Concelho.
Esta foi a forma que a Câmara encontrou para substituir os que tinha inicialmente previsto, mas que a Direcção-Geral do Património Cultural mandou suspender devido ao impacto visual negativo que provocava junto ao edifício classificado.
As novas campânulas, com apenas 50 centímetros de altura, “já não afectam a visibilidade do edifício”, explicou o vereador Hugo Oliveira, destacando que assim estão de acordo com o parecer do organismo público.
Também as condições de segurança estão garantidas, apesar da pouca altura dos contentores. De acordo com o responsável pela Protecção Civil, José António, houve um acompanhamento desta intervenção e não existe perigo porque “quando é aberto o tambor para se colocar o saco, fecha o buraco interior”, impedindo assim uma possível queda.
No entanto, e dado o tamanho das campânulas, este responsável já recomendou ao vereador Hugo Oliveira para que estas sejam melhor sinalizadas, com uma faixa fluorescente. Considera também que estes deveriam ter uma identificação mais visível sobre os lixos que acolhem (dois de resíduos indiferenciados, um para papel, um para embalagens e um outro para vidros).
O projecto inicial previa a colocação dos contentores em frente à padaria, mas como o responsável daquele estabelecimento manifestou a sua discordância por razões de saúde pública e para evitar consequências futuras de acções da ASAE, foi substituída a sua localização para frente da sede da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório.
O PS e CDS-PP manifestaram-se contra esta localização e apresentaram uma proposta para alteração do local, que foi chumbada na Assembleia Municipal pela maioria PSD.
Os antigos Paços do Concelho são um edifício classificado de Imóvel Interesse Público através do Decreto nº 29/84, de 25 de Junho, o que obriga a especiais cuidados na sua preservação e na salvaguarda da sua envolvente.