Campo de Trabalho Internacional da AE Óbidos recebeu 17 jovens de 12 países

0
601

Decorreu entre o dia 5 e 16 de Agosto um Campo de Trabalho Internacional em Óbidos com a organização da Associação Espeleológica de Óbidos (AEO).
Após três anos em que a AEO não teve projectos aprovados, foi finalmente, com algum mérito, contemplada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. Este projecto trouxe até Óbidos 17 jovens oriundos de vários países (Coreia, Taiwan, Eslovénia, Sérvia, Ucrânia, Rússia, Itália, Polónia, Republica Checa, França, Espanha e Portugal) com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos e onde a língua inglesa predominava.
Durante doze dias na componente de trabalho do projecto, estes jovens procederam à caiação de alguns espaços/infraestruturas do concelho, nomeadamente, os antigos balneários do campo de futebol em Óbidos, muros à entrada norte de Óbidos e Jogo da Bola em Óbidos, lavadouro de Trás do Outeiro e Fontanários no Sobral da Lagoa. Na componente de intercâmbio cultural, recreativo, os jovens participantes puderam visitar algumas grutas, as praias da Foz do Arelho, Baleal, Bom Sucesso, S. Martinho e Ilha da Berlenga, foram ainda visitar a Feira Medieval em Aljubarrota, Mosteiros, Feira Nacional da Pera Rocha e Festival do Vinho Português, As comemorações do Dia Internacional da Juventude no Jamor e outras festas populares, um conjunto de actividades divulgadoras das boas práticas da nossa região. Houve também a oportunidade de se realizarem jantares temáticos, com os participantes a trazerem até nós os pratos principais dos seus países, num intercâmbio gastronómico.
Foram sem dúvida doze dias em intensos momentos, dos quais resultam um sentimento de grande de dever cumprido, de apoio à comunidade e saudade.
A AEO acredita que este tipo de projecto trás/veícula grandes recordações e de forma geral grande vontade de voltar por parte de todos os participantes. Acreditamos que existe um grande enriquecimento a vários níveis por todos os envolvidos neste projecto.
Agradecimentos à CMO, à Junta de Freguesia Santa Maria, S. Pedro e Sobral da Lagoa pela disponibilização dos espaços, equipamento logístico e dos técnicos que fizeram o preâmbulo ao projecto, aos parceiros externos, aos monitores da AEO que acompanharam os jovens, ao BVO e a todos os que tiveram oportunidade de interagir com o grupo e que de certa forma colaboraram nas diversas acções.