QUERCUS toma posição sobre empreendimento turístico no Bom Sucesso

1
534

Bom SucessoA Associação Nacional de Conservação da Natureza (QUERCUS) diz que “não estão reunidas condições” para que o projecto Falésias D’El Rey, no Bom Sucesso, avance e pedem às autoridades uma fiscalização exaustiva às obras para, em caso de incumprimento, proceder ao seu embargo.
Em comunicado, aquela associação diz que “o facto do dono da obra promotor ser uma empresa insolvente, Massa Insolvente Crissier, S.A. revela um grande risco da obra não ser concluída e deixar um passivo ambiental”. E recorda que se trata de um projecto PIN (Potencial Interesse Nacional) que teve Declaração de Impacto Ambiental favorável condicionada, em 2009, pelo então secretário de Estado, Humberto Rosa (nos governos de Sócrates), tendo sido licenciado pela Câmara de Óbidos. Tudo isto “sem que tenham sido avaliados os impactes cumulativos com os outros empreendimentos, nomeadamente o Royal Óbidos, o último ainda em execução e que lhe está adjacente”.
A Quercus denuncia ainda que está prevista neste projecto a construção de infraestruturas de loteamento em dunas a menos de 200 metros do mar e que as obras destruíram já uma área com centenas de hectares de floresta no litoral. Por esse motivo, é “previsível o recuo da linha de costa, provocado pela acentuada erosão”.
Sobre esta consequência da desmatação, a bióloga Maria João Correia – que faz parte da Plataforma de Defesa do Bom Sucesso – diz que sem a vegetação, toda aquela zona dunar fica mais exposta à erosão por via dos ventos e das chuvas e que isso terá efeitos negativos na zona costeira, agravado com a tendência para o avanço do mar. Queda de blocos das arribas e praias mais pequenas são algumas dessas consequências.
Na Declaração de Impacte Ambiental deste projecto consta que o abate das manchas de floresta deveriam decorrer entre Setembro e Fevereiro, ou seja, fora do período de reprodução da maioria da fauna vertebrada. Contudo, as terraplanagens começaram em fins de Julho.

Carlos Cipriano
cc@gazetadascaldas.pt

1 COMENTÁRIO

  1. Por favor deixem a natureza progredir, crescer,viver,e embelezar o hambiente…
    A natureza e linda, e muito importante