Criatividade e muita imaginação na Mostra de Reciclagem

0
539
Gazeta das Caldas

CriatividadeA Mostra de Reciclagem encerrou o ciclo dos mercados CRIA, organizados pela autarquia caldense ao longo do verão. Desde o dia 11 de Julho, data em que se realizou o primeiro dos mercados, Caldas da Rainha contou com a animação de mais cinco mercados que trouxeram o artesanato, as velharias, os sabores, a moda vintage e, neste último, o tema da reciclagem e reutilização às ruas da cidade. De volta onde tudo começou, a Mostra da Reciclagem decorreu na Praça da Fruta, no dia 19 de Setembro, onde cerca de 30 vendedores demonstraram criativamente como um objecto pode adaptar-se a outras funcionalidades. Afinal, quem diria que uns pneus podem dar vida a um sofá?

A tarde de sábado esteve ideal para a realização do último dos mercados CRIA, de todos o mais criativo. Num passar de olhos pelas bancas encontrava-se bastante variedade na oferta, mas acima de tudo, muita originalidade. Numa delas está Joana Bravo, que aproveita as cabaças que planta em casa para fazer ninhos e peças decorativas. Pintadas à mão, as peças ilustram o tema do galo de Barcelos e do azulejo português.

 “Tudo começou há cerca de um ano, quando fiquei desempregada. Usei as primeiras cabaças para fazer ninhos para o meu telhado, mas, como gosto muito de pintar, esta passou a ser a minha actividade a tempo inteiro”, disse a vendedora de 33 anos.

Imediatamente à frente, vendem-se fraldas reutilizáveis, amigas do ambiente, pois, ao contrário das descartáveis, que demoram anos a biodegradar-se, estas podem ser utilizadas várias vezes. Feitas a partir de microfibras e bambu, contêm um absorvente no interior e são concebidas para acompanhar o crescimento do bebé, já que se ajustam a diversos tamanhos.

Em seguida, um grupo de italianos chama a atenção pelos seus copos pouco convencionais. Paolo Martini, Mirko Pierini e Lorenzo Scodeller, alunos de mestrado na ESAD, desenvolveram um projecto original no âmbito de umas das cadeiras: a criação de uma colecção de copos a partir de garrafas de vidro, cuja base, elaborada em cerâmica, é adaptável aos diferentes modelos.

Olhando para o resultado dos seis mercados organizados, “o balanço é extremamente positivo, tanto que a maioria das pessoas que participaram está com alguma ansiedade por saber se vai haver continuidade, tanto no inverno como no próximo verão”, disse Vânia Ferreira, membro da organização, que ainda não adianta novas datas nem locais. Um dos motivos que explica o sucesso dos mercados CRIA, afirmou Vânia Ferreira, foi o facto de ter sido criada uma “imagem forte e comum a todos”. Por exemplo, em todos os mercados foram fornecidos sacos iguais aos vendedores, com o logotipo da marca CRIA, para que ali colocassem os artigos vendidos.

A favor de uma boa causa

Aos vendedores que participaram nos Mercados CRIA, apenas se exigia que contribuíssem com um produto de alimentação animal na hora da inscrição. Uma iniciativa que pretendia apoiar a CRAPPA e a Rede Leonardo, duas associações caldenses dedicadas à defesa dos animais. Fazendo as contas finais, a autarquia conseguiu angariar, no conjunto dos seis mercados, cerca de 550 Kg de ração. No futuro, sublinhou Vânia Ferreira, “não queremos apenas ajudar os animais, mas também as pessoas, através da doação de roupas e mantas, caso haja continuidade no Inverno, por exemplo”.

A Mostra de Reciclagem esteve animada tarde dentro pela Fanfarra Decassêcos, composta por elementos da Banda Filarmónica de A-Dos-Francos e, ao cair da noite, pelo jazz de Júlia Valentim e Fernando Lopes.