Um certame no Landal que é ponto de encontro e de convívio

0
466

LandalA freguesia do Landal é famosa pelas codornizes, mas há mais actividade económica para além do cluster ligado a estas pequenas aves. Na I Feira das Actividades Económicas, organizada pelo Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal, no passado domingo, era possível ver  expositores de artesanato, mobiliário, bolos, azeite, fruta, vegetais, animais, caixilharias de alumínio, oficinas, o famoso pão-de-ló, presunto, pão e vinho, entre outros produtos.

Estiveram presentes 32 expositores e houve mais 14 interessados em expor que não tiveram lugar, segundo José Manuel Paz, presidente da direcção do centro. Para o ano a logística permitirá que pelo menos estes 14 interessados possam expor.

 

“A primeira experiência resultou extraordinariamente bem, ultrapassou as nossas expectativas” , referiu, acrescentando que “esta feira é a evolução natural da nossa festa das vindimas”.

António Alves, dos Rostos, afirmou que “nestes meios mais pequenos é sempre bom que exista uma forma de divulgar o que de melhor se faz, devia haver mais”.

Durante o dia houve muita animação. A festa começou às 10h00, o serviço de bar e restaurante (com sopa da pedra, pão com chouriço, bifanas e doces) abriu ao meio-dia. Já durante a tarde actuou o Grupo de Dança Os Traquinas e 3D, o Grupo Coral Os Cantores de Deus, houve uma passagem de modelos de criança da loja império da Criança. Pelas 17h00 foi servido café d’avó com filhoses, seguido da visita das entidades oficiais e bênção dos expositores.

A terminar o dia de festa realizou-se um jantar com mais de 160 pessoas, com actuações de Riso & Ritmo, do actor imitador e do músico João Canto e Castro & João Amaral. Houve ainda um espectáculo com São Portugal e pelas 24h00 foi servido café e pastel de nata.

Capital da codorniz

Para a semana realiza-se o V Festival Nacional da Codorniz no Landal. Entre os dias 9 e 11 de Outubro. Para além das codornizes, haverá tasquinhas, animação e doçaria. A organização (da responsabilidade da Junta de Freguesia) espera receber entre duas a três mil pessoas.

 

“Esperamos que no festival se vendam 10 mil codornizes”, referiu António José Almeida, presidente da Junta do Landal. “Teremos quatro tasquinhas com capacidade para 400 pessoas em simultâneo”, acrescentou, explicando ainda que “a Junta paga o evento, que é explorado pelas associações para quem revertem os lucros”. A organização deste certame custa entre sete e oito mil euros.

Para além do festival, a Junta está a tentar registar a marca Landal Capital Nacional da Codorniz, uma vez que“70% da produção nacional é do Landal”, conforme explicou António José Almeida, revelando ainda que “as empresas de codorniz aumentaram as suas vendas em 25%” no último ano.

No dia 9, dia de abertura do festival, está prevista a inauguração e abertura dos pipos de água pé (19h00), seguida de animação de rua, do jogo de futsal (G.D. Landal vs Concha Azul) e baile com os Lord’s.

No sábado o festival abre às 13h00. Durante a tarde há animação de rua com o grupo de gaiteiros e baile com Chaparral Band. No domingo, último dia de festival, há um passeio de BTT (“Terras do Landal” – 8h00). Às 9h00 há uma caminhada pela freguesia, seguida de cerimónia religiosa (11h45). Pelas 13h00 realiza-se a abertura do festival, seguida de animação de rua com danças e cantares e com bandinha. Às 22h00 há baile com Elsa e Marina.