Vinte milhões de peças Lego em exposição na Expoeste

0
1072
Gazeta das Caldas

legoO Caldas Fan Event – For LEGO® Lovers irá realizar-se entre os dias 24 de Outubro e 1 de Novembro e pretende ser o maior evento do género da Península Ibérica. A exposição, que ocupará os sete mil metros quadrados do Pavilhão da Expoeste, deverá envolver mais de 20 milhões de peças de lego.

A organização espera atrair mais de 30 mil visitantes ao certame.

Fátima Ferreira

fferreira@gazetadascaldas.pt

Dezenas de construções que envolvem mais de 20 milhões de peças Lego estarão em exposição durante nove dias na Expoeste. Uma réplica da Fundação Champalimaud, construída com 1,6 milhões de peças, da Torre de Belém, do farol de Sintra ou de várias cidades, são algumas das propostas, a que se juntam monumentos locais como as muralhas de Óbidos, a estátua da Rainha D. Leonor, a Praça da Fruta ou o edifício da Câmara.

Na apresentação do evento, que decorreu no passado dia 24 de Setembro, no átrio da Câmara, estavam já expostas algumas das obras que irão integrar a mostra e que por agora se mantêm naquele espaço de modo a sensibilizar os caldenses.

Dina Santos, da Alfalug, associação de construtores de Lego responsável pelo evento, destacou que esta “pretende ser a maior exposição de Lego da Península Ibérica”, ocupando um espaço de sete mil metros quadrados. Haverá mega cidades, vários milhões de peças distribuídas por mais de 50 mesas temáticas, dioramas, esculturas, comboios, monumentos, entre outras novidades. Os mais pequenos terão a playzone (piscina de peças) com mais de 30 mil peças, insufláveis gigantes e videojogos, entre outras atracções.

De acordo com Dina Santos pretendem que o evento tenha um grande impacto nas escolas, pelo que estão a ser convidados todos os estabelecimentos de ensino da região Oeste e também outros a nível nacional.

“Essa é uma área que ainda não está explorada no mundo Lego em termos de exposições”,disse a responsável, que está empenhada em mostrar que o Lego é mais do que um brinquedo pois “é também um instrumento de educação”. Os alunos são também convidados a participar em concursos e expor os seus trabalhos.

O Caldas Fan Event é organizado em parceria com a Câmara das Caldas, que o comparticipa em cerca de 10 mil euros. O presidente da autarquia, Tinta Ferreira destacou o facto de a iniciativa ser “adaptada ao contexto educativo de concelho” e a boa localização da cidade para receber visitantes de todo o país.

Com a iniciativa pretendem dar a conhecer tudo o que se pode fazer com as “peças mágicas” da Lego, que “foi considerado o melhor brinquedo do século XX”, explicou António Marques, director da Expoeste.

De acordo com a organização são esperadas mais de 30 mil pessoas.

O evento irá decorrer de domingo a quinta-feira das 10h00 às 22h00, sendo que às sextas-feiras e sábado o horário estende-se até à meia-noite. O preço é de três euros para adultos e de dois euros para crianças dos cinco aos 12 anos.

O evento, organizado pela Alfalug em parceria com a ADN – Agência de Comunicação Global, não tem fins lucrativos, revertendo parte da receita para a Associação Humanitária dos Bombeiros das Caldas e para o Centro de Educação Especial Rainha Dona Leonor.