Sporting das Caldas tem equipa renovada

0
1334
Gazeta das Caldas

O Sporting das Caldas apresentou no passado dia 22 de Setembro, frente ao Benfica, uma equipa muito renovada para atacar a temporada 2015/16, na qual vai tentar superar o sexto lugar obtido na temporada passada. A equipa perdeu três jogadores ‘da casa’, entre eles o capitão João Santos, mas reforçou-se em casa e fora e os responsáveis esperam estar à altura das expectativas.

“Depois do melhor resultado desportivo a nível nacional, a época seguinte é sempre mais difícil”, refere Ricardo Madruga, presidente do clube. Situação que se verificou até no defeso, na preparação do plantel.

Equipa-Sp-Caldas_1798O grupo conheceu várias saídas, entre eles João Santos, Luís Jardim e Carlos Libórios, “por motivos pessoais e profissionais”, acrescentou o presidente. O jovem distribuidor Francisco Pombeiro também não faz parte da equipa.

Parte da aposta foi na prata da casa. Se Miguel Agapito, que ainda é júnior, já tinha feito parte do grupo na época passada, a ele juntam-se agora os juvenis Afonso Reis (distribuidor), Ruben Paz (líbero) e Ruben Santos (oposto), foram chamados a integrar o plantel. O clube contratou ainda André Almeida, Luís Pereira, Calaça e José Jardim, filho do treinador do Benfica que vai fazer nas Caldas a primeira época como sénior.

“Tivemos de renovar o grupo e a melhor fórmula foi apostar na formação e em alguns sectores, de forma a que o grupo se mantenha competitivo”, refere Ricardo Madruga, que acrescenta que a classificação da época passada não foi obra do acaso.

O técnico Júlio Reis realça a importância, mesmo assim, de ter assegurado quatro dos seis jogadores base. O técnico acredita que vai ser “um campeonato mais duro que o ano passado”, realçando o reforço de equipas como o Guimarães, o Castêlo da Maia e o Sporting de Espinho, “que se pensava que ia ser o ano da queda e entraram seis ou sete estrangeiros com bons nomes”.

Apesar das mudanças, o presidente do clube garante que não houve aumento do orçamento. O clube continua a lutar para conseguir angariar apoios e até vão haver novidade proximamente. “Vamos apresentar o patrocinador do equipamento, o que de há alguns anos a esta parte não tínhamos” e dar a conhecer os parceiros, “sem os quais não conseguiríamos sobreviver”, anuncia Ricardo Madruga, que recorda que o principal parceiro continua a ser o município.

Para além dos seniores, o clube vai ter em competição no voleibol o escalão de iniciação, o gira-volei e minis, e também infantis masculinos e femininos, juvenis femininos e juniores masculinos e femininos.

O projecto do voleibol vai continuar a ser reforçado, com acções junto dos jovens das freguesias limítrofes, “para que a formação possa crescer e alimentar este projecto”.

Encorajar

regresso do Sporting

Ricardo Madruga esteve recentemente reunido com o presidente do Sporting, Bruno Carvalho. O presidente do clube caldense, que é a filial 22 do clube de Alvalade, conta que “fizemos ver que seria fácil o Sporting poder regressar” à modalidade, no qual já teve várias conquistas. “Estando nós há cerca de oito anos na 1ª divisão, estamos dispostos a ajudar”, refere Ricardo Madruga, mas sem que isso afecte a continuidade do clube caldense no escalão maior do voleibol. De resto, Ricardo Madruga acredita que seria “bom para o campeonato e para o desporto”.

 J.C.