Entrevista – o primeiro contacto com o potencial empregador

0
436

Foto Marília SantoA entrevista começa bem antes da hora marcada, com a preparação! Ao marcar uma entrevista, certamente pensa: “Serei o candidato certo?”, “Como posso demonstrar as minhas capacidades e competências?”. O seu currículo passou a fase de triagem, o que significa que a sua candidatura terá algum enquadramento – portanto só terá de mostrar que é mesmo a pessoa certa para a oportunidade em aberto! Quanto à preparação, não deixe de ler o nosso artigo, “Entrevista: preparação do entrevistado”
Deixo algumas dicas para o momento da entrevista:
Seja pontual! Não chegue demasiado cedo, e especialmente não chegue tarde. A pontualidade é um aspecto valorizado, portanto, comece com o pé direito! Se por algum motivo, perceber que não vai ser mesmo possível chegar a horas, avise o entrevistador que está atrasado, com a maior antecedência possível, por isso não se esqueça de levar consigo todos os contactos e telemóvel. Demonstra profissionalismo e organização.
Desligue o telemóvel, e reserve tempo para a entrevista – não deve ser interrompido e deve estar completamente concentrado na mesma (sem estar preocupado porque está a chegar a hora de ir buscar os filhos à escola, ou a hora de uma outra reunião).
Cumprimente o entrevistador com aperto de mão firme, acompanhado de um sorriso.
Embora possa estar nervoso, tente manter o contacto visual, transmitindo segurança e interesse.
Espere pela altura certa de falar; não fale demasiado; comece e termine as suas frases de forma clara.
Evite usar “palavras caras” (especialmente se não as domina), e responda directamente às questões que lhe são colocadas. Não entre em pânico se não perceber alguma questão – se isso acontecer, seja frontal e peça para repetir.
Sob qualquer circunstância, não minta – mais cedo ou mais tarde, será descoberto.
Se não tiver experiência no sector, realce as competências que façam sentido para o cargo – a experiência não é tudo.
Se questionado sobre o salário pretendido, seja sensato e realista em relação ao cargo a que se propõe. Normalmente as pessoas têm receio de responder, mas é uma questão importante. O entrevistador terá necessidade de saber pelo menos um intervalo de vencimento que seja adequado para si – para não haver falsas expectativas.
É importante fazer perguntas – não adopte uma atitude passiva. Pondere as questões a colocar ao entrevistador e faça as adequadas e sobre a vaga existente, por exemplo: quais os planos da empresa para o futuro; se tem muita rotatividade; se existem hipóteses de evolução; planos de compensações; formação profissional; estado do mercado em que a empresa trabalha; qual o horário praticado.
Tenha confiança em si, mas sobretudo seja você mesmo.
Boa sorte!
Marília Santo