Linha do Oeste (PSD/DISTRITAL LEIRIA)

0
806

O PSD do distrito de Leiria congratula-se pela adesão de mais de 6.000 subscritores à petição «Pela Requalificação e Modernização da Infra-Estrutura e pela introdução de um Serviço Ferroviário de qualidade na Linha do Oeste», hoje entregue ao Presidente da Assembleia da República.

Trata-se de um excelente exemplo de colaboração e de intervenção cívica promovida pelas várias forças políticas com representação parlamentar, autarcas e personalidades da região que por esta via retomam uma importante prioridade para a região de Leiria e Oeste.
Recordamos que a linha ferroviária do Oeste corre o risco de desaparecer. Construída no final do séc. XIX para servir as populações e as cidades ao longo do litoral, entre Lisboa e a Figueira da Foz, a Linha do Oeste nunca se modernizou e a CP tem vindo a reduzir serviços, a pretexto da sua fraca utilização.
Lembramos ainda que a requalificação desta infra-estrutura assume especial importância na perspectiva de opções de mobilidade mais amigas do ambiente e alternativas à rodovia.
Esta iniciativa reveste-se de particular importância, porquanto, ainda recentemente, o presidente da CP veio a público confirmar a suspensão do investimento previsto para o início do processo de modernização da Linha do Oeste.
Seguidamente, o PSD do distrito de Leiria irá continuar a acompanhar este assunto, em sede parlamentar, mas também a nível regional promovendo uma viagem de comboio na Linha do Oeste, entre Leiria e Lisboa, no momento da discussão parlamentar da petição agora entre na Assembleia da República.
Apelamos todos os cidadãos e forças políticas da região para aderiram a esta viagem simbólica em defesa da requalificação e modernização da Linha do Oeste.

Partido Social Democrata
Distrital de Leiria