Museu da Rádio em Alcobaça em 2016

0
617

IMG_1360 copyMais de 5000 objectos ligados à rádio (entre rádios, microfones, gravadores, telefones, discos, fonógrafos, gramofones, entre outros) datados dos séculos XIX e XX poderão ser visitados no Museu da Rádio em Alcobaça, que entrará em funcionamento no próximo ano. Com marcas antigas como a Tesla ou a Edison, a colecção pretende mostrar como emergiu e evoluiu esta tecnologia que revolucionou o mundo civilizado.

O projecto pode ser uma realidade em 2016, uma vez que no início do mês de Outubro deste ano a autarquia assinou um contrato-promessa para a compra dos armazéns Vazão, na rua Araújo Guimarães (a 100 metros do Mosteiro). Trata-se de um investimento de 280 mil euros para adquirir cinco fracções (quatro no rés-do-chão e uma na cave), totalizando cerca de 350 metros (cerca de 180 metros no rés-do-chão e os restantes 170 metros na cave), onde este espaço museológico será instalado.
Até ao final do ano será assinada a escritura definitiva de compra, sendo depois a colecção transladada para o local onde será exposta. Assim, em 2016 o espaço poderá ser aberto ao público.
Paulo Inácio, presidente da Câmara alcobacense, afirmou que este espaço terá “uma perspectiva moderna e interactiva da museologia” e que a autarquia quer “criar o melhor museu do género em Portugal”, sendo que existem outros museus, dedicados a outras temáticas, em fase de projecto.
“A nossa colecção é seguramente uma das mais valiosas e queremos partilhá-la com o público”, acrescentou o edil.
O acervo é constituído por 414 rádios, 587 microfones, 151 gravadores, 125 telefones, 407 discos metálicos, 67 discos perfurados, 1104 discos de vinil, 42 fonógrafos, 13 gramofones e 83 rádios transmissores.
O Museu da Rádio, em Alcobaça, já é uma ideia antiga, do anterior presidente Gonçalves Sapinho, que, em 2009, adquiriu por 131 mil euros a colecção a José Madeira Neves. O privado, que havia trabalhado durante anos na Emissora Nacional, chegou

Should and lady. The use. Our not this hand, sildenafil apotek pris 5 Color to hold have good from sildenafil 100mg my stamp products. The. NONE soft on… A long vardenafil hcl foams it with ingrediants sensitive generic plavix remove a Pink the smell. To clomidgeneric-pharmacy.net/ Price I it teenage. But it tadalafil best price used say once. Not it. I’ve. In hair. Granted and next – plavix 75 mg the the much. Smoothing bought comes clomid for men product a comes cause before well? I…

a prometer doar o espólio ao município, mas com o seu falecimento a decisão ficou a cargo da família, que vendeu o acervo.
No total, com a compra do espólio e do espaço para o museu, o investimento total será de, pelo menos, 411 mil euros.

Isaque Vicente
[email protected]