Movimentos independentes vão criar associação nacional

1
577

A caldense Teresa Serrenho – que preside o movimento cívico Viver o Concelho – integra a comissão instaladora que decidiu durante o último fim de semana (dias 9 e 10 de Outubro) criar uma Associação Nacional dos Movimentos Autárquicos Independentes.
A futura associação pretende incentivar “a democracia participativa de base, concorrendo aos órgãos do poder local, pugnar pela regionalização” e ainda  “reivindicar igualdade dos direitos consagrados na Lei Eleitoral e do financiamento, face aos partidos e coligações”.
Além do movimento caldense Viver o Concelho, na comissão instaladora estão igualmente representados o Movimento Independentes por Tomar, Movimento Vitorino com Faro no Coração, Movimento de Cidadãos Pina Prata, Agora Sim (Coimbra), Movimento Independente do Concelho de Rio Maior, Movimento Autárquico Renovação (Mira), Movimento de Cidadãos Azeitão no Coração e o Movimento Dedicação, Ambição, Responsabilidade (Fundão).
A comissão está a convidar os representantes dos movimentos independentes que estão a surgir em várias localidades para aderir a esta nova associação que terá sede em Tomar, mas que prevê a abertura de delegações noutros pontos do país.