Cante Alentejano no Mosteiro de Alcobaça

0
623
Gazeta das Caldas

1-20160123_211738No passado sábado cerca de 300 pessoas ouviram o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa cantar “Por esses portais adentro”, um recital de Cante Alentejano, no dormitório do Mosteiro de Alcobaça.
A primeira parte foi de modas de cariz religioso, mas a grande surpresa estava guardada para o início da segunda parte, quando o grupo se dirigiu da ala poente até ao palco a desfilar e a cantar. A fechar a moda entoou-se a emblemática “Alentejo, Alentejo”, que foi cantada pelo grupo na sede da UNESCO em Paris pela inscrição do Cante como Património Cultural Imaterial da Humanidade (a segunda inscrição portuguesa, depois do fado).
O Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa foi fundado em 1928, é composto por 25 elementos que actuam trajados a rigor: pastor, ceifeiro, varejador, almocreve, porqueiro, boieiro, ganhão, moço do monte, feitor e fato domingueiro.
O concerto foi realizado no âmbito das comemorações dos 25 anos da inscrição do Mosteiro na Lista de Património Mundial da Humanidade e do 1º aniversário da inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Ana Pagará, directora do Mosteiro, explicou que “o recital teve como objectivo a divulgação e promoção conjunta de um Bem (mosteiro) e de uma Manifestação (cante) que têm em comum o reconhecimento à escala global, procurando-se a transversalidade e a interacção entre o Património Construído e o Imaterial”.