Nove mil quilómetros por 100 euros com um carro eléctrico

0
522

IMG_4150José Oliveira foi o primeiro caldense a adquirir um Nissan Leaf, 100% eléctrico, e a Gazeta das Caldas tem acompanhado a experiência. O professor aposentado já tem o Leaf há quase cinco anos e está satisfeito. Em 2015 fez cerca de 9.000 quilómetros com um custo de electricidade que rondou os 100 euros.
Para se ter um termo comparativo, um automóvel a gasolina que fizesse a mesma distância com um consumo médio de seis litros por cada 100 quilómetros teria gasto 540 litros de combustível, que ao preço actual da gasolina, a rondar os 1,30 euros, significaria um gasto de 700 euros.
Recorde-se que só no último trimestre de 2015 foram disponibilizados nas Caldas da Rainha os postos públicos de abastecimento de electricidade que permitem fazer o carregamento de forma gratuita, pelo que este valor que José Oliveira calcula ter gasto será ainda menor em 2016.
Quatro destes postos de carregamento localizam-se no interior do parque de estacionamento subterrâneo da Praça 25 de Abril e o estacionamento para estas viaturas é gratuito, o que é uma vantagem adicional.
O que também satisfaz José Oliveira é o facto de o seu eléctrico precisar de muito pouca manutenção. O carro já teve que ir à inspecção periódica, nas revisões são vistos os travões, a saúde das baterias de iões de lítio e manganês e os sistemas de segurança. Também aqui sente uma poupança, uma vez que os motores de combustão têm uma manutenção mais complexa.
Nestes já quase cinco anos o professor dominou as técnicas para tirar o melhor partido da autonomia do veículo e diz nunca ficou a pé. Também não nota uma perda de autonomia das baterias, que são garantidas até 5 anos. De qualquer modo, como o Leaf tem uma bateria dividida por secções, isto permite substituir apenas as que perderam eficiência, o que também torna o processo menos oneroso.
José Oliveira nem se limita apenas a fazer percursos citadinos. E quando faz viagens mais longas, tem a ajuda do sistema GPS do carro que o informa onde estão postos de carga. “Os de carga rápida, como o de Aveiras, carregam a bateria em 20 minutos”, realça.
A aposta nos automóveis eléctricos entre os principais construtores mundiais tem vindo a acentuar-se nos últimos anos. Actualmente, praticamente todas as marcas possuem na sua gama veículos exclusivamente eléctricos e também híbridos. A Tesla, uma marca norte-americana que se dedica em exclusivo aos eléctricos, já tem um modelo familiar com uma autonomia próxima dos 500km.
O desenvolvimento destas tecnologias também deverá ser reforçado com as normas ambientais cada vez mais apertadas no sector. Recorde-se que as conclusões ambientais da Cimeira do Clima de Paris estabeleceram metas importantes a este nível e prevêem que na segunda metade deste século a utilização de combustíveis fósseis seja quase nula.