Análises confirmam pureza das águas termais

0
726

16-02614-v0-B-CALD-2016-02-02Apesar do Hospital Termal estar encerrado para tratamentos há quase três anos, continuam a ser feitas periodicamente análises às águas. Os resultados têm sido sempre bons, o que atesta a pureza destas águas.
“Fazemos análises químicas semanais e análises bacteriológicas quinzenais e, quer umas quer outras, continuam a reflectir a pureza das nossas águas”, disse o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, à Gazeta das Caldas. O autarca acrescenta que é importante concretizar as obras da substituição das canalizações e a inclusão do depósito para garantir uma desinfecção com água quente a 80 graus, obtendo também mais garantias ao nível das canalizações.
“Acreditamos que no futuro a probabilidade de vir a ocorrer algum tipo de problema é muito mais diminuta do que no passado”, referiu.
A autarquia continua a manter práticas de desinfecção e de aquecimento das caldeiras, assim como a efectuar as análises periodicamente, diminuindo assim a possibilidade de haver novas contaminações. Por outro lado, quando o Hospital estiver apto a abrir, estes resultados contínuos também poderão ser um contributo positivo.
A Câmara gasta, em média, 6000 euros por mês para garantir o funcionamento das caldeiras com os fogueiros, consultoria, limpezas e a realização das análises. Uma despesa inevitável destinada a assegurar um funcionamento mínimo do Hospital Termal que, a não ser realizada, significaria custos acrescidos no seu recomeço.