O Jazz regressa ao Valado dos Frades

0
569

IMG_7990Este ano o Jazz Valado abre com um tributo a Cole Porter (7 Abril) que contará com Cristina Branco na voz e João Paulo Esteves da Silva ao piano. Arranca assim a 19ª edição de um festival que nasceu numa colectividade fundada para combater o analfabetismo na população rural, em 1933 e que, segundo a organização, “foi pioneira na divulgação do jazz no centro do país”. Para além disso “é o único festival apenas dedicado ao Jazz português”.
No dia a seguir ao tributo é tempo de dar o palco aos novos valores. Gileno Santana apresenta no dia 8 de Abril o seu mais recente álbum, “Metamorphosis”, e no sábado estão previstos os Mano a Mano (com Bruno Santos e André Santos na guitarra, António Quintino no contrabaixo e Luís Candeias na bateria).
Os concertos na sala da BIR regressam a 5 de Maio, em que actua Nanã Sousa Dias Quinteto. No dia seguinte César Cardoso Quarteto apresenta “Bottom Shelf” e Ricardo Toscano Quarteto encerra, no dia 7, o festival.
Pelo meio “O jazz vai às escolas” com a Dixie Naza Jazz Band a actuar para as comunidades escolares do Centro Escolar da Nazaré (5 de Abril às 16h30) e de Valado dos Frades (6 de Abril às 16h30).
O Jazz Valado é organizado por um grupo de 14 voluntários e o evento tenta valorizar jovens músicos e a história do jazz através de tributos, para além de criar novos públicos nas escolas.
Todas as informações no site: www.jazzvalado.net. I.V.