Construção do Museu de Leopoldo de Almeida começa em Março

0
1324
notícias das Caldas
Serão feitas obras de recuperação deste imóvel no Centro de Artes para albergar o Arquivo Municipal das Caldas

Vai começar em Março a construção do Museu Leopoldo de Almeida, no Centro de Artes. Quem o diz é a vereadora Maria da Conceição Pereira, recordando que este novo espaço museológico conta com comparticipação do QREN e custará cerca de um milhão de euros. O prazo de construção previsto é de um ano, a abertura do novo espaço, após o trabalho museográfico está previsto para 2013.
O espólio do escultor lisboeta (1898- 1975) já se encontra nas reservas do Centro de Artes.
Leopoldo de Almeida executou os grupos escultóricos do Monumento aos Descobrimentos e algumas esculturas patentes no Palácio de S. Bento. Durante algum tempo, foi responsável pelo ensino da escultura na Escola de Belas Artes de Lisboa.

Obras para Arquivo Municipal iniciam “até ao final do mandato”

O arquivo municipal das Caldas será instalado na Casa Amarela (Quinta da Saúde), situada à entrada do Centro de Artes. É o que pretende a vereadora da Cultura, apesar do imóvel que se encontra em adiantado estado de degradação. “Serão necessárias obras profundas pois é preciso uma reconstrução total”, disse a autarca, que há vários anos pretende a recuperação daquele edifício para este fim.
Há vários anos que a Câmara está a tentar um local para guardar os seus documentos históricos.
A escolha da Casa Amarela não foi em tempos consensual pois quando Jorge Mangorrinha foi vereador do Planeamento e Urbanismo chegaram a ser sugeridas outras localizações como a antiga esquadra da PSP, no topo da Praça da Fruta.
O impasse fez com que a Câmara das Caldas perdesse a oportunidade de conseguir um financiamento até 50% através do Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais (PARAM) do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, tal como Gazeta das Caldas noticiou em Janeiro de 2005. Este programa apoiou 100 municípios no total de 1,2 milhões de euros. Em 2011 o que este semanário conseguiu apurar é que Maria da Conceição Pereira espera que as obras de recuperação da Casa Amarela para albergar o Arquivo Municipal “deverão começar até ao final do mandato, em 2013”.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt