A Infancoop vai passar a ter primeiro ciclo nas suas instalações já no próximo ano lectivo.
De acordo com a directora daquela instituição, Ina Vasquez, será feito um trabalho diferenciado com os alunos, tendo por base “metodologias facilitadoras do processo de aprendizagem que vão ao encontro das suas necessidades”. A directora diz que “não pretendemos que seja um ensino descritivo, tal como actualmente acontece no ensino público”.
Tendo por base os princípios da Escola Moderna e a pedagogia de Waldorf, a aprendizagem será feita de forma mais “vivenciada, de modo a que as crianças consigam interiorizar os conhecimentos de forma simples”. Ina Vasquez dá mesmo um exemplo: os conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática ou Meio Físico poderão ser trabalhados integrados numa história contada às crianças, e onde serão também trabalhados o Inglês e a Música, da componente extra-curricular.
A turma que irá iniciar em Setembro não terá mais de 20 crianças pois, segundo a direcção, a qualidade de ensino reside no número de crianças por sala. A mesma responsável considera que “enquanto os nossos governantes não tiverem essa noção e reduzirem o número de alunos por turma, não há grandes inovações em termos de ensino”. É que, explica, só desta forma, com turmas mais pequenas, os professores poderão fazer um trabalho que consiga ir ao encontro das necessidades de cada criança.
“Por vezes prefere-se estar a pagar o subsídio de desemprego a professores desempregados do que dividir as turmas”, lamenta Ina Vasquez.
A abertura do primeiro ciclo nesta instituição ficou a dever-se particularmente à pressão dos pais “ao verem que o ensino não estava a corresponder ao que eles pretendiam e ao sentirem-se satisfeitos com o nível da qualidade que temos mostrado nesta instituição ao longo de mais de 30 anos”, disse a directora.
A funcionar no edifício Girassol, no Bairro dos Arneiros, esta classe de ensino terá duas salas de actividades e uma sala polivalente. Trata-se de uma escola privada com paralelismo pedagógico e com a aprovação do Ministério da Educação.
As inscrições para o primeiro ciclo poderão ser feitas até Setembro na secretaria da Infancoop. A mensalidade será de 224 euros, mas a instituição está a tentar, junto do ministério, que os pais possam ser reembolsados de acordo com a capitação do agregado familiar.
A Infancoop conta actualmente com 250 crianças. No início do próximo ano lectivo o edifício Girassol irá também albergar as 35 crianças que actualmente estão na creche Colmeia. Passarão, assim, a ter em funcionamento duas creches, quatro salas de jardim de infância, duas salas de ATL e o primeiro ciclo.