No passado domingo, dia 30 de Agosto, o café-concerto do CCC acolheu uma sessão de apresentação do livro “Olhar a Nu”, com a presença de um autor caldense, Ricardo Santos, e do conceituado fotógrafo Nanã Sousa Dias. A acompanhar esteve presente, António Vieira da Silva, representante da Chiado Editora e também ele fotógrafo.
O livro reúne trabalhos de 37 fotógrafos de várias nacionalidades, dos quais 90% são amadores. António Vieira da Silva explicou que os fotógrafos amadores têm menos facilidade em divulgarem os seus trabalhos e por isso, esta iniciativa pode vir ajudar a que eles se tornem reconhecidos. “Hoje há amadores com trabalhos de muita qualidade que se devem aproveitar”, disse.
Com este projecto a editora pretende divulgar a arte da fotografia através da junção do nu artístico com a imagem a preto e branco.
Ricardo Santos, de 27 anos, refere que com a fotografia a preto e branco é mais fácil transmitir uma mensagem: “capta ainda mais a essência de uma imagem ao contrário da fotografia a cores, onde a pessoa tem mais tendência a abstrair-se”.
O fotógrafo caldense, que também é supervisor num call center, contou que a paixão pela arte fotográfica começou ainda enquanto modelo. Porém, foi fora de Portugal que esta se vingou: “fui para a Suiça durante um ano e meio, e com aquelas paisagens naturais dos Alpes, o meu interesse pele fotografia cresceu ainda mais”.
Depois começou a publicar fotos no blog olhares.com (onde obteve o convite por parte da Chiado Editora para colaborar no livro) e a participar em alguns workshops. “No futuro gostaria de dedicar-me mais à fotografia, ter o meu próprio estúdio e organizar uma exposição somente minha”, referiu o jovem fotógrafo.
Durante a apresentação, Nanã Sousa Dias demonstrou a satisfação de ver um livro com tanta qualidade feita marioritariamente por pessoas que fazem da fotografia o seu hobbie, tal como o descomplexo por parte dos modelos despidos, em que “mostra claramente que a sociedade civil portuguesa evoluiu bastante nos últimos 30 anos”.
O livro, de 84 páginas, tem um custo de 17 euros, sendo que 20% das suas vendas revertem a favor da “Abraço”. Actualmente já estão a escolher autores para o segundo volume de “Essência e Memória – antologia de fotografia contemporanêa”. António Vieira da Silva deixa a sugestão: “pretendemos que os fotógrafos enviem três fotos que se mais identifiquem, sem tema específico”.
O próximo livro tem o lançamento previsto para o final do ano. Mais informações sobre livros já editados e que vão ser lançados, pode ser obtidas no site maisquemil-palavras.blogspot.com.